São Paulo, sexta-feira, 01 de outubro de 2004

Próximo Texto | Índice

INCERTEZA PRODUTIVA

A despeito da retomada da atividade produtiva em diferentes setores, persistem dúvidas sobre a sua sustentabilidade. De acordo com Pesquisa de Emprego e Desemprego da Fundação Seade/Dieese, 50,6% dos trabalhadores assalariados na indústria da Região Metropolitana de São Paulo fizeram hora extra em agosto, 10% acima do observado em julho. No mesmo período, a indústria gerou 4.000 vagas, representando um crescimento de apenas 0,3%. Isso parece indicar que as empresas intensificaram a utilização das horas extras (jornadas acima de 44 horas por semana), para atender a expansão da demanda por seus produtos, sem contratar novos trabalhadores.
A taxa de desemprego total (inclui o desemprego aberto e o oculto pelo trabalho precário e pelo desalento) recuou de 18,5% em julho para 18,3% em agosto, segundo a pesquisa Seade/Dieese. Mas ainda permanece em um patamar extremamente elevado. A estimativa é que o total de desempregados na Grande São Paulo atinja 1,845 milhão. Após dois meses consecutivos de alta, a renda média do trabalhador recuou, passando de R$ 1.012,00 em junho para R$ 1.008,00 em julho. Como o emprego cresceu, mas a renda caiu, determinando que a massa salarial ficasse praticamente estável, parece sinalizar que mais trabalhadores foram contratados por salários menores. Isso indica uma deterioração na qualidade dos empregos gerados (sem carteira assinada ou autônomo).
Esses dados sobre o mercado de trabalho paulista associados com a sinalização de aumento da taxa básica de juros reforçam as incertezas dos setores produtivos. Diante da ausência de perspectivas de crescimento sustentado da economia brasileira, os empresários retraem seus projetos de investimento, não ampliando a capacidade produtiva. Inclusive porque no passado recente, eles investiram e ficaram com muita capacidade produtiva ociosa, pois a demanda logo retraiu. Com isso, persiste um círculo vicioso, consolidando um baixo dinamismo da atividade econômica e da geração de emprego.


Próximo Texto: Editoriais: RATIFICAÇÃO RUSSA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.