São Paulo, quarta-feira, 02 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Água suspeita

O ACESSO a água tratada e de boa qualidade é uma das principais conquistas do desenvolvimento econômico e se constitui em condição necessária para a eficácia de qualquer sistema de saúde pública.
Por isso, é preocupante a informação, trazida domingo por esta Folha, de que moradores da Baixada Santista e de cidades do litoral sul do Estado recebem água imprópria para o consumo humano na maior parte do ano.
Testes realizados pela própria empresa de saneamento básico do Estado, a Sabesp, indicam a presença de coliformes fecais em níveis superiores aos tolerados pelo Ministério da Saúde.
Das regiões atendidas pela estatal, a Baixada Santista é a que apresenta os piores indicadores de qualidade de água. A situação se agrava no verão, justamente quando a população do litoral se multiplica. A principal razão é o aumento das chuvas e a piora da qualidade da água que chega às estações de tratamento.
Com 44 mil habitantes, Bertioga registrou alguns dos mais preocupantes resultados nos testes feitos pela estatal. Dos 12 meses do ano, 11 tiveram problemas na qualidade da água. Em fevereiro de 2006, a água distribuída na cidade tinha 4% de coliformes termotolerantes, para os quais a restrição do Ministério da Saúde é total - sua presença é um indício de que houve contato da água com o esgoto.
Apesar de os dados disponíveis serem insuficientes para relacionar a ocorrência de casos de diarréia aguda com a qualidade da água, especialistas afirmam que a presença de coliformes fecais eleva a possibilidade de transmissão de doenças.
A Sabesp sustenta que os problemas identificados pelos testes são isolados e não representam risco para o usuário. Ainda assim, anunciou investimentos de R$ 500 milhões para a melhoria dos sistemas de tratamento de água na Baixada Santista e litoral sul de São Paulo. Espera-se, assim, a rápida eliminação das falhas que comprometem um dos mais básicos indicadores de desenvolvimento humano.


Texto Anterior: Editoriais: Inação injustificável
Próximo Texto: Paris - Clóvis Rossi: Meninas, chegou seu turno
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.