São Paulo, sábado, 02 de setembro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

Tão Brasil

RIO DE JANEIRO - Falar mal do programa eleitoral gratuito é um lugar-comum. Sou talvez o único que admira esse desfile de candidatos a prefeito e a vereador. Aprendo muito com eles e muito me edifico com as soluções que apresentam para os problemas que afligem nossas comunidades.
Uns pelos outros, não vejo diferença entre os desconhecidos e os conhecidos. E entre todos eles e os governantes principais do país, que têm em comum com os candidatos a vereador a mesma capacidade de atribuir a culpa das desditas públicas aos outros.
Como não acreditar no sujeito que denunciou a falta de algodão e gaze num hospital da Baixada Fluminense? E o economista desempregado que revelou o lamentável estado das finanças municipais de Itaperuna?
Pelo Brasil afora, o descalabro é geral, mas nada que se compare à cara-de-pau dos ministros e do presidente da República, que, mesmo sem serem candidatos a vereador ou a prefeito, botam a culpa das mazelas públicas nas costas dos adversários.
Após o escândalo do esquema EJ, o governo como um todo começou a falar em transparência e em mãos limpas. O tom moralista vai além do ridículo. Afinal, de quem são as mãos sujas que metem a mão no bolso da gente?
Seguramente, não são as do candidato 47.565, que pretende a vereança num município da bacia hidrográfica formada pelo rio Meriti. Ele descobriu que a mulher de um prefeito comprou uma Kombi com o dinheiro da merenda escolar. Por causa disso, foi demitido de um cargo e se diz ameaçado de morte.
Tão Brasil! Estou solidário com ele. Ouço com atenção e até mesmo com alguma emoção a voz desse Brasil obscuro que repete em escala microscópica o Brasil que conhecemos e lamentamos.


Texto Anterior: Brasília - Fernando Rodrigues: Cinismo
Próximo Texto: Luciano Mendes de Almeida: Grito dos Excluídos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.