UOL




São Paulo, segunda-feira, 03 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

Desastre espacial
"A tragédia que matou os sete heróicos tripulantes da nave espacial Columbia, neste sábado, provocou a suspensão do programa espacial americano. Espera-se, contudo, que os preparativos para a nova guerrinha ianque contra o Terceiro Mundo, que ocupam a mente de George "baby" Bush, não o façam esquecer de que astronautas ficaram na Estação Espacial Internacional. Eles precisam ser resgatados, pois lá em cima não há taxi espacial, só ônibus."
Eduardo Guimarães (São Paulo, SP)

Corrupção Zero
"A meu ver um programa Corrupção Zero deveria ser executado em primeiro lugar. Em seguida, os programas Fome Zero, Tolerância Zero (segurança) e Impunidade Zero (política e administrativa). Quanto às reformas atuais, a ordem deveria ser: "corrupciária", previdenciária, tributária e judiciária. A corrupção existe no mundo inteiro, mas a nossa é tão grande e generalizada que, ironizando, talvez fosse até o caso de regulamentá-la. Sem medo de errar e sem apelar para a criatividade, metade dos problemas brasileiros estaria resolvida se a corrupção fosse minimizada. Sobrariam recursos para os projetos em todas as áreas de atividades governamentais."
Antônio Lourenz de Oliveira (São Paulo, SP)

Editorial
"A Folha pegou pesado no editorial "Pai dos pobres" (Opinião, pág. A2, 2/2). A idéia do programa é nobre, ninguém discute. O problema é que todos criticam a forma do programa. Não sou eleitor do PT, mas acho que a imprensa deveria dar chance ao ministro responsável, José Gazziano, de defender suas idéias. O problema é que ele não fala. Os críticos têm tido mais espaço. Não sei por que, por exemplo, não abrir um debate público entre os que criticam e os que defendem os controles burocráticos. Não se pode esperar experiência do PT, por motivos óbvios, mas nem por isto se deve desprestigiar uma idéia tão digna, tachando-a desde logo de inviável, politiqueira, ou coisa que o valha."
Paulo Seródio (São Paulo, SP)

"Sobre o editorial "Pai dos Pobres", como presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Governador Valadares (MG), manifesto meu endosso às críticas feitas ao Fome Zero pela Folha. Se não bastasse o caráter autoritário que marcou a elaboração do programa, visto que desconsiderou todo um acúmulo de experiências existente na sociedade brasileira, preocupa-me ainda mais a forma tutelatória, burocrática e assistencialista proposta para sua execução."
Maria das Dores Santos (Governador Valadares, MG)

Conexão Rio-Suíça
"Esse ex-assessor de confiança do ex-governador Anthony Garotinho diz que não possui conta na Suíça. Não conheço o funcionamento das instituições daquele país, mas, se há evidência de que a conta é de Rodrigo Silverinha e ele nega, então certamente não se negaria a assinar um documento permitindo a repatriação de todo aquele dinheiro."
Evaldo Grigoletto (Araras, SP)

Grampo de esquerda
"A se confirmar a suspeita de que um parlamentar petista teria gravado a conversa com o ministro Antonio Palocci, gostaria apenas de formular duas questões: como os eleitores podem confiar em um partido cujos membros gravam secretamente uma conversa particular com um ministro de Estado? Será que o período macabro do SNI voltou? Espero que nas próximas eleições a população se lembre desse fato lamentável."
Flávio Galvão Pereira (Campinas, SP)

Razão para a guerra
"Muito se comenta sobre a influência do petróleo sobre a posição americana na questão do Iraque. Por acaso seriam as posições francesa e alemã nessa crise mais isentas e menos influenciadas pelos seus interesses comerciais com o regime de Saddam Hussein do que a de Washington e as de seus aliados? Se não fosse o respaldo irresponsável de várias nações interessadas nos petrodólares do ditador, o desarmamento iraquiano talvez já tivesse ocorrido anos atrás."
Jorge A. Nurkin (São Paulo, SP)

Financiamento de campanha
"O Instituto Sou da Paz parabeniza a Folha pela divulgação de reportagens sobre doações financeiras a parlamentares. Fica evidente a força de lobbies como o das armas, que contariam interesses nacionais na busca incessante pelo lucro. Enquanto os deputados recebem milhares de reais para engavetar projetos urgentes como o que restringe o porte de armas no Brasil, 50 mil brasileiros morrem todo ano vítimas de armas de fogo. É gravíssimo também o fato de que, apesar de o Código de Ética proibir esse tipo de ação, muitos deputados foram relatores de matérias que favoreceram seus financiadores de campanhas."
Denis Mizne, diretor-executivo do Instituto Sou da Paz (São Paulo, SP)

Problema de fundo
"O governo Lula se diz disposto a mudar o perverso modelo econômico usado durante o governo FHC. Sugiro, para começar, que ele tente entender o porquê da existência no mercado financeiro de fundos de investimentos fechados e exclusivos. Implantados no início da era Malan, esses fundos, quando eram obrigados a divulgar seus resultados, apresentavam rendimentos muito acima da média e ainda gozavam de isenções que o cidadão comum não imagina e não tem. O ministro da Justiça poderia dar uma ajuda também. Afinal essa figura de linguagem de que "todos são iguais perante a lei" já está ficando ridícula."
Hermínio Silva Júnior (São Paulo, SP)

Anistia municipal
"É inacreditável, abominável e vergonhoso a Câmara Municipal de São Paulo ter aprovado a anistia ao comércio irregular. Quero manifestar minha revolta e meu total repúdio a todos os vereadores que votaram a favor dessa proposta infeliz que transgride a lei, principalmente aos do PT, nos quais depositei meu voto de confiança nas urnas."
Deborah Zilber (São Paulo, SP)

Moda imperial
"Achei interessante a modelo trajando uma blusa estampada de George W. Bush com uma bola vermelha no nariz num desfile de moda. Sugiro que seja confeccionada uma blusa com as estampas de Bush e de Tony Blair abraçados e com as respectivas bolas no nariz. Terei o maior prazer em comprar e usá-la."
Henrique Ventura dos Reis (Rio de Janeiro, RJ)

Aposentados da iniciativa privada
"Parece que o ministro Ricardo Berzoini (Previdência) está olhando os aposentados do INSS que ganham acima do salário mínimo com nova ótica. Da forma como eram ou são tratados todo ano, com aumentos menores que o mínimo, daqui a uns anos todos passarão a ganhar o salário mínimo. Infelizmente nós aposentados do INSS somos tratados como párias da sociedade e não temos o menor respeito das autoridades."
Ivon W. Vieira (Muzambinho, MG)

Mais criatividade
"Para que o presidente Lula não fique constrangido por essa primeira reunião do Copom -que elevou a taxa de juros para 25,5%, o que vai representar um lucro adicional para os bancos-, sugiro que esse "prêmio" seja pedido aos bancos como uma doação ao Fome Zero. Quero do governo um sinal de vida inteligente."
Ruben Obelar (Rio de Janeiro, RJ)

Férias da prefeita
"Vejo com estranheza a indignação de inúmeros leitores da Folha, achando que a prefeita de São Paulo não deveria estar de férias em razão das chuvas na capital. Pergunto: não é um direito inerente ao cargo? Se ela estivesse na cidade, mudaria alguma coisa? Ela tem algum poder mágico para conter as águas? Quando cada um dos leitores indignados sai de férias do emprego, não fica ninguém para substituí-lo? Parece que tudo de errado que acontece em qualquer cidade é culpa exclusiva do prefeito."
Luís Saviolli (Mococa, SP)



Texto Anterior: TENDÊNCIAS/DEBATES
Boaventura de Sousa Santos: Lula, a utopia realista

Próximo Texto: Erramos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.