São Paulo, sábado, 03 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

2019

RIO DE JANEIRO - George Orwell, ao
escrever "1984", prevendo a sociedade gerida pelo Big Brother, errou por pouco. Tivemos realmente o Big Brother formalizado e badalado num programa de TV.
Com os celulares, as escutas telefônicas e as gravações clandestinas, os satélites, a câmara de vídeo embutida na unha do polegar, com a descoberta do DNA e de outras alucinações tecnológicas, não estamos longe da sociedade descrita em seu romance.
Se eu tivesse engenho e tempo, escreveria um livro com o título "2019". Por que esse ano? Cálculo de algum astrólogo ou palpite infeliz de um cronista também infeliz?
Nada disso. Cientistas internacionais de grande responsabilidade garantem que, em 2019, um asteróide gigantesco, com mais de três quilômetros de diâmetro, se chocará com a Terra numa velocidade tal e tanta que nada sobrará de nós, outros, dos peixes, das borboletas, das cascatas mil e da imortalidade da Academia.
Se dois aviõezinhos a 690 km por hora fizeram aquele estrago federal no World Trade Center, o que será da Terra ao sofrer o impacto de uma rocha incandescente, dez vezes maior que o Pão de Açúcar, a uma velocidade de 97.000 km por hora?
Não sei se estarei vivo para assistir a evento tão interessante. Mas imagino como as coisas se passarão. Flash Gordon estava num avião pré-histórico no início dos anos 30 quando um asteróide vagabundo ia se chocar com a Terra.
Graças ao genial desenhista Alex Raymond, ele conseguiu nos salvar -com a ajuda da Dale Arden, que tanto trabalho deu às mãos dos adolescentes daquele tempo.
Não temos um Flash Gordon que nos salve, embora não nos faltem Dales Ardens até que mais apetitosas. Mas a grande vantagem de tudo isso é que ficaríamos livres para sempre do Big Brother.



Texto Anterior: Brasília - Fernando Rodrigues: O purgatório de Ciro
Próximo Texto: Luciano Mendes de Almeida: Políticas sociais e eleições
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.