São Paulo, segunda-feira, 03 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

O vice preferencial

BRASÍLIA - Os últimos três meses serviram de amostra grátis da instabilidade do cenário sucessório.
Em junho, Itamar Franco emergia como o grande nome de centro para desbancar o tucanato. O PMDB estava em frangalhos. Jader Barbalho perdera o controle da sigla.
Hoje, 90 dias depois, Itamar Franco é apenas mais um nome entre outros tantos no lusco-fusco do segundo lugar nas pesquisas. O PMDB governista se recompôs, higienizando-se em parte da aspersão de lama do caso Jader. É quase certo que os itamaristas serão humilhados na convenção da sigla, no próximo domingo.
Com a queda de Itamar, o vácuo governista foi logo preenchido pelo sempre pragmático PFL. Gastou todas as suas inserções gratuitas na TV deste semestre para incensar a governadora do Maranhão, Roseana Sarney. Fabricou um nome para o tabuleiro sucessório.
Garotinho também é outro que subiu e parou. Desentendeu-se com a Rede Globo e parece ter selado o seu destino. É improvável que consiga reconquistar o "momentum" que teve no primeiro semestre deste ano.
Daqui a 90 dias, é certo que o cenário também será bem diferente do de hoje. Como a eleição está a 13 meses no calendário, é quase impossível fazer uma previsão com mínima chance de acerto. O único comentário sensato a ser feito é que o PSDB fará de tudo para manter o nome indicado para a cabeça da chapa.
Restará aos outros partidos se engalfinharem para preencher a vaga de candidato a vice-presidente.
Também é correto afirmar que hoje a tendência é de o vice ser indicado a partir de duas siglas: PFL e PMDB. Outros partidos entram apenas como penduricalhos na coalizão.
O vice preferencial era do PMDB há 90 dias. Hoje, é do PFL. Daqui a 13 meses ninguém sabe. Afinal, é cada vez mais óbvio que Jader não deseja cair deixando o PFL incólume.


Texto Anterior: São Paulo - Vinicius Torres Freire: Vida de negro
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: A razão da razão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.