São Paulo, sexta-feira, 03 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MANOBRA CASUÍSTA

Ao que parece, a Presidência da República está empenhada na tentativa de perpetrar mais um casuísmo conveniente ao Executivo: a aprovação de uma emenda constitucional que permitiria a reeleição dos atuais presidentes da Câmara e do Senado. O caso tem constrangido até mesmo membros do partido governista, tão gritante é o fato de que a proposta está subordinada a interesses políticos imediatos.
Em si mesma, a tese da reeleição é até defensável, pois esse instituto é valido para cargos executivos. Não é, no entanto, a tese que encanta o Planalto, mas a perspectiva de estender o período de permanência dos atuais presidentes no comando das duas casas do Legislativo. A reeleição é vista como um passo estratégico para o governo assegurar maioria no Congresso e ascendência sobre o comando das duas casas.
O principal obstáculo ao plano urdido pelo Executivo materializa-se na figura do senador Renan Calheiros, que pertence a uma ala do PMDB conflitante com a do atual presidente do Senado, José Sarney. Calheiros é candidato ao posto de presidente do Senado e tem oferecido forte resistência à emenda.
Anteontem, porém, reuniu-se com o presidente da República, que teria apresentado seus argumentos, entre eles a oferta de um papel de destaque para o senador numa articulação do PT com o PMDB com vistas à campanha pela reeleição, em 2006. Calheiros tem garantido que não participará de barganhas, mas, em política, declarações desse tipo muitas vezes já são o início da negociação.
No encontro, o presidente Lula teria avisado que, se o PMDB entrasse em guerra contra a emenda, iria buscar apoio em setores da oposição. Sabe-se que o governo tenta atrair um grupo de senadores do PFL, tendo à frente o ex-inimigo do petismo Antonio Carlos Magalhães. Caso o intento de dobrar as resistências seja bem-sucedido, a proposta beneficiará os atuais presidentes em mais uma manobra casuísta.


Texto Anterior: Editoriais: O MUNDO CRESCE
Próximo Texto: Editoriais: O VÉU DA CRISE

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.