São Paulo, domingo, 03 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELIANE CANTANHÊDE

O que não mata engorda

SÃO PAULO - O PT busca apoios no atacado partidário, e o PSDB tenta colher no varejo. Mas o que interessa mesmo não são os caciques, são os índios que hoje vão às urnas para decidir o presente e o futuro.
Enquanto José Genoino e outros líderes petistas vão a Miguel Arraes (PSB), José Sarney (PMDB) e Paulo Maluf (PP), os tucanos parecem contar com uma profecia: a de que os votos malufistas vão cair no colo de José Serra no segundo turno.
Em política, porém, profecias nem sempre se cumprem. Exemplo de uma candidata de ontem e de hoje: quem diria que Erundina, sem apoio do seu então partido (PT), poderia ser eleita em 88? E foi.
Mais agressivo, o PT quer fechar um bloco com as cúpulas de PMDB, PSB e PP para Marta Suplicy. Já o PSDB espera manifestações de apoio de gente como Erundina e o seu vice, Michel Temer, contentando-se com a neutralidade de quem não pode aderir a Serra, mas não se sente confortável com Marta. E considera Paulinho e PDT como favas contadas, entre outras, por conta da aliança nacional PSDB-PFL-PDT.
A campanha de Marta parece se mexer mais. Mal abertas as urnas, caciques pluripartidários -Lula como abre-alas- já estarão em São Paulo para diminuir a diferença pró-Serra detectada pelas pesquisas no segundo turno.
A campanha de Serra, mais "tucana" -no sentido de "sonsa"-, joga tudo no prestígio de Alckmin (considerado o maior cabo eleitoral desta eleição) e na tal profecia, ou lei da gravidade, dos malufistas.
A verdade, e os dois lados sabem disso, é que tudo pode acontecer. E que o que acontecer hoje em São Paulo não mata ninguém, mas engorda ou emagrece as chances do PT e do PSDB nos próximos lances eleitorais -2006 e 2010. Alianças de hoje serão alianças de amanhã. Provavelmente, os eleitores também.


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: 3/10 x 1º/11
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Do dever cívico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.