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MUDANÇA NO HC
O HC, o Hospital das Clínicas
de São Paulo, pode estar se tornando vítima de seu próprio sucesso.
O prestígio da instituição é tão grande que, ao primeiro sinal de doença,
o HC é o primeiro lugar a que muitas
pessoas acorrem. O resultado se mede em 20 mil ligações por dia para
tentativas de marcar consultas com
médicos especialistas. Com isso, as
filas para atendimento podem chegar a vários meses, o que, obviamente, é ruim para o hospital e para o paciente. Assim, fazem todo o sentido
os planos do HC de deixar de atender
aos casos mais simples.
O HC é um centro de atendimento
terciário. Isso significa que ele deve
estar voltado para casos de maior
complexidade. Os mais triviais, como uma dor de garganta ou um braço quebrado, devem ser resolvidos
em postos de saúde e prontos-socorros. Se a dor de garganta se revelar,
após avaliação médica, uma suspeita
de câncer, aí, sim, o paciente deve ser
encaminhado para o HC ou outro
hospital de referência. Quando se
onera a rede terciária com milhares
de casos mais simples, cai a qualidade dos atendimentos de maior e de
menor complexidade.
É claro que entre os planos de reduzir as consultas sem encaminhamento médico e sua efetivação vai
uma boa diferença. Há desde problemas políticos, envolvendo os gestores do sistema de saúde, até questões
logísticas, como a manutenção do
pronto-socorro, que acaba funcionando como uma porta de entrada
para os ambulatórios.
Não há dúvida, porém, de que organizar melhor o sistema de saúde
da cidade é uma prioridade. Vai contra os princípios mais elementares
da racionalidade fazer, por exemplo,
com que uma pessoa com câncer espere meses para ver um médico especialista porque ele está ocupado com
casos que poderiam perfeitamente
ser resolvidos em postos de saúde.
Se o sistema não for melhor organizado, corre-se o risco de o sucesso
do HC passar a conspirar contra a
própria instituição.
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