São Paulo, sábado, 07 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

As time goes by

RIO DE JANEIRO - Quando foi anunciado o Prêmio Nobel concedido a Isaac Singer, a mídia correu para entrevistar o escritor, que, apesar de ser famoso no mundo todo, e pelo fato de só escrever em iídiche, não era tão popular assim, nem conhecido e consumido pelo grande público. É bem verdade que ele não dava nenhuma bola para isso, não fazia questão de ser famoso nem conhecido. Por isso sempre se recusou a escrever em inglês.
Somando todas as perguntas que lhe fizeram, os profissionais da mídia chegaram a duas questões básicas: "O senhor está surpreendido com o prêmio? O senhor está feliz?".
Anos mais tarde, lembrando o assédio, Singer disse que gostaria de se estender sobre o que ele considerava surpresa e felicidade. Mas notou que não havia clima. E, além disso, estava muito cansado. Respondeu que sim, estava surpreso e feliz.
Quinze minutos depois, quando todos tinham ido embora, surgiu um repórter retardatário, correspondente de um jornal europeu. Pediu para ser recebido. Singer atendeu-o, colocando-se à disposição do jornalista, que, por sinal, também falava iídiche. E as duas perguntas fatais foram feitas: o senhor está surpreso? Está feliz?
Como bom judeu, o escritor respondeu com outra pergunta: "Por quanto tempo pode um homem ficar surpreso? Por quanto tempo pode um homem ficar feliz?".
Lembro também aquela historinha contada por um autor francês cujo nome não lembro agora. Duas velhinhas faziam tricô na sala quando uma delas pergunta: "Que horas são?". A outra consultou o relógio e respondeu: "São quatro horas". E, sendo quatro horas, decidiram descansar um pouco. Deixaram de lado o tricô e foram à janela, ver como ia o mundo e o dia. Depois voltaram ao tricô e a mesma velhinha perguntou: "Que horas são". A outra respondeu: "Quatro e quinze". A primeira velhinha suspirou fundo: "Como o tempo passa!".


Texto Anterior: Brasília - Fernando Rodrigues: As conseqüências
Próximo Texto: Luciano Mendes de Almeida: Propostas aos candidatos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.