São Paulo, segunda-feira, 07 de outubro de 2002

Próximo Texto | Índice

LULA CONTRA SERRA

Depois de um processo de apuração que se iniciou na incerteza sobre se haveria ou não segundo turno, soube-se que em 27 de outubro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e José Serra (PSDB) disputarão outro turno eleitoral para decidir qual dos dois será o sucessor do presidente Fernando Henrique Cardoso. O petista esteve próximo de sagrar-se presidente eleito ontem. Mas agora novas perspectivas se abrem para o segundo turno.
Um jogo complexo em busca de alianças começa hoje. O PT deve iniciar a sua peregrinação pelos partidos que historicamente lhe são mais afins: deve ser prioritária a tentativa de angariar os apoios de Ciro Gomes e de Anthony Garotinho. Já José Serra deve partir em busca de uma rearticulação, até onde será possível, da aliança de partidos que elegeu e sustentou FHC. Nesse caminho, provavelmente tentará reagregar fatias do PFL, do PMDB e do PTB que se comportaram de maneira hostil ou simplesmente passiva em relação à chapa governista no primeiro turno.
Porém nem mesmo esse caminho "natural" em busca dos apoios será tão tranquilo. Nesse quebra-cabeças eleitoral, será preciso também pensar o comportamento de cada unidade da Federação, em especial as que contarão com segundo turno para o governo estadual.
Outro flanco de apoios que tende a comportar-se diversamente da fase inicial é o dos empresários e dos representantes do "establishment" econômico de modo geral. Nos últimos dias, houve notório movimento adesista para Lula, como se a eleição já estivesse liquidada. Agora, com José Serra participando da disputa final, é de esperar que muitos desses apoios se revertam, pois o candidato governista sempre foi a primeira opção nesse setor.
Além disso, terá início uma dinâmica diferente de campanha: ampliam-se as possibilidades para um embate franco entre duas candidaturas e para debates mais substantivos.
Depende desse jogo de múltiplas interações saber se Luiz Inácio Lula da Silva conservará o favoritismo que manteve até aqui ou se José Serra conseguirá reequilibrar a disputa.



Próximo Texto: Editoriais: SURPRESA PAULISTA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.