UOL




São Paulo, segunda-feira, 08 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INVESTIMENTO EXTERNO

As Nações Unidas divulgaram recentemente seu relatório anual sobre o comportamento do investimento direto externo (IDE) no mundo. O relatório confirma que 2002 foi o segundo ano consecutivo de forte contração desses fluxos dirigidos ao setor produtivo: o volume, medido em dólares, foi 21% inferior ao de 2001, ano em que já se havia constatado queda de 41%.
O Brasil não deixou de sentir os reflexos dessa retração. Também aqui o fluxo anual de IDE recuou entre os anos de 2000 e de 2002, caindo praticamente à metade -de quase US$ 33 bilhões para US$ 16,5 bilhões.
Em 2003, no entanto, parece estar surgindo um contraste entre o desempenho global do IDE, que se mantém estável, e a evolução do fluxo dirigido ao Brasil, em queda. Trata-se de um reflexo, ao que tudo indica, das incertezas que cercaram a economia no período eleitoral e no início da nova gestão.
Para 2004, a perspectiva é de alguma expansão do investimento direto -seja no plano global, seja no volume direcionado ao Brasil. A redução da incerteza econômica e política, associada a alguma redinamização da atividade econômica, tende a reforçar a capacidade da economia brasileira de atrair novos fluxos.
Uma ampliação do IDE representa, a curto prazo, uma perspectiva auspiciosa para as contas externas brasileiras. Cabe lembrar, no entanto, que, ao receber investimentos externos, o Brasil se compromete com futuras remessas de lucros.
Para o país contar com os recursos necessários para cumprir esse compromisso, seria prudente estimular o direcionamento dos investimentos produtivos para setores que exportem ou promovam substituição de importações de modo a reforçar a capacidade da economia de gerar dólares. É exatamente o que vêm fazendo, segundo o estudo das Nações Unidas, algumas das economias emergentes mais bem-sucedidas na atração de IDE e na preservação da solidez de suas contas externas.


Texto Anterior: Editoriais: BC VERSUS FED
Próximo Texto: São Paulo - Vinicius Torres Freire: Tanto horror e iniquidade
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.