UOL




São Paulo, segunda-feira, 08 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VALDO CRUZ

Encrenca demais

BRASÍLIA - O governo de Luiz Inácio Lula da Silva prometeu, mas não vai cumprir: a reforma trabalhista não será mais enviada ao Congresso neste ano. Descobriram que as reformas tributária e da Previdência já são encrenca demais para este ano.
A nova promessa, ainda não verbalizada oficialmente, é que ela será enviada no próximo ano, de forma negociada com empresários e trabalhadores. Também não será cumprida.
Motivo: não haverá clima político em 2004 para discutir temas como redução da jornada de trabalho, fim do imposto sindical, mudanças no FGTS e flexibilização de direitos trabalhistas como férias e 13º salário.
Afinal, será ano de eleição municipal. Debater temas polêmicos como os acima listados seria o mesmo que dar munição à oposição para tachar os petistas de inimigos dos trabalhadores. Pode pegar, pode não pegar. Mas, com certeza, os petistas não vão querer correr esse risco.
A reforma trabalhista é assunto delicado. O sonho dos empresários é reduzir o peso -que realmente é bem elevado- dos encargos trabalhistas. Já os trabalhadores temem perder direitos trabalhistas num momento de desemprego elevado.
O fato é que, mais uma vez, o país deixará de avançar em área tão importante. Talvez em 2005, quando o governo Lula aposta que o país estará crescendo, reduzindo as pressões do desemprego. Também, se não for naquele ano, ficará apenas para o próximo governo ou mandato de Lula.
Hoje, por sinal, a cúpula petista nem quer falar de reforma trabalhista. A tributária e da Previdência vão consumir mais energia dos articuladores políticos do presidente Lula do que eles imaginavam.
A preocupação do momento é evitar que a tramitação simultânea das duas reformas no Senado dificulte as votações. Talvez a Câmara demore um pouco mais a enviar a tributária aos senadores.


Texto Anterior: São Paulo - Vinicius Torres Freire: Tanto horror e iniquidade
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: O sofá e o festim
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.