UOL




São Paulo, domingo, 09 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARLOS HEITOR CONY

O sonho pode acabar

RIO DE JANEIRO - Se é verdade que, no Brasil, o ano só começa após o Carnaval, amanhã também deverá começar o governo Lula e, de quebra, no setor internacional, talvez comece uma guerra.
Não estou associando o novo governo à possibilidade de um novo conflito, que começará localizado, mas poderá se estender no tempo e no espaço, criando uma situação difícil, senão trágica, para as esperanças que depositamos em nós mesmos e também no Lula cheio de graça -que o Senhor esteja com ele.
Durante a campanha eleitoral, eu ficava admirado ao ver que os candidatos presidenciais falavam sobre uma coisa que não existia. Além das generalidades de praxe, mais comida, mais emprego, mais saúde, mais isso e aquilo, eles acreditavam sinceramente que bastaria a vontade política deles e de suas equipes para resolver os problemas da nação.
Dois meses antes das eleições, escrevi uma crônica lembrando que a agenda econômica, política e social do futuro presidente, fosse qual fosse o eleito, já estava fechada até março do ano que vem. Não apenas na questão do Orçamento, mas de todos os diversos compromissos marcados pelo governo anterior.
Pagamentos que se arrastam há anos, pendências judiciárias, mundos e fundos a quantificar, conferências de saúde, trabalho e ambiente, isso sem contar os compromissos de emergência, falecimentos de chefes de Estado, calamidades, enfim, a agenda de um presidente, em seu primeiro ano de governo, nada mais é do que um roteiro pré-fabricado que ele terá de cumprir.
Tudo isso estourou nas mãos de Lula, de quem se esperava um governo diferente. Como os demais candidatos, Lula garantia que não tinha compromissos a não ser com o povo.
Não é bem assim. Um candidato pode não ter compromissos com ninguém, mas um presidente da República tem compromissos com Deus e com o Diabo -e, geralmente, mais com o Diabo.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: Zero a zero
Próximo Texto: Antônio Ermírio de Moraes: Agricultura com modernização e novas áreas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.