UOL




São Paulo, quarta-feira, 09 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

Candidatura
"Em relação à reportagem "Eleição 2006 gera atrito entre petistas" (Brasil, pág. A11, 6/4), esclareço que, diferentemente do que foi publicado, jamais tive com o senador Eduardo Suplicy qualquer conversa com o intuito de incentivá-lo a disputar as prévias para a Prefeitura de São Paulo contra a prefeita Marta Suplicy. Tampouco autorizei qualquer pessoa a falar sobre esse assunto em meu nome -mesmo porque a prefeita contará com meu integral apoio à reeleição. Não há de minha parte nenhum movimento nesse sentido, o que eu teria deixado claro à reportagem caso tivesse sido procurado pelo jornalista para comentar o assunto, o que não ocorreu."
Aloizio Mercadante, senador -PT-SP (Brasília, DF)

Vida diferente
"A vida não acabou, ficou diferente". Ao ler essa frase na reportagem de capa do Folhateen de segunda-feira passada ("A vida por um fio", 7/4), muitas coisas em mim também ficaram diferentes. Reportagens assim fazem falta. Parabenizo a Folha pela abordagem, pelas fotos e pela organização dos textos. Tudo de muito bom gosto. Congratulações especiais à jornalista Carol Frederico, que foi capaz de escrever sobre um assunto que, como ela própria exemplificou em seu texto, "a maioria das pessoas prefere nem pensar". Certamente, mesmo sem saber, os jovens agradecem."
Cassiana Medeiros (Curitiba, PR)

Justiça
"Foi muito esclarecedor o artigo do presidente da OAB ("Em defesa da advocacia", "Tendências/Debates", 7/4). Pena que ele se tenha esquecido de dizer que somente 26% dos brasileiros têm acesso ao Judiciário, conforme declarações do ministro Marco Aurélio ao assumir a presidência do Supremo Tribunal Federal. Também noto que o doutor Approbato se esqueceu de comentar a falta de defensoria pública no Estado de São Paulo, situação essa que induz o governo estadual a firmar convênio de R$ 1 bilhão com a própria OAB-SP, a qual "seleciona" advogados para a quase amadora "assistência judiciária gratuita" (sic). Resumindo: quem tem dinheiro contrata os melhores advogados. O resto fica sonhando com "igualdade, liberdade e fraternidade"."
Mauro Alves da Silva, presidente do grêmio SER-Sudeste -Promoção da Cidadania e Defesa do Consumidor (São Paulo, SP)

 

"O artigo do senhor Rubens Approbato Machado publicado no dia 7/4 ("Em defesa da advocacia') representa um roteiro seguro e inteligente de como é possível combater a violência e a criminalidade sem violar prerrogativas da advocacia, indispensáveis à sobrevivência do Estado democrático de Direito. Os interessados deveriam guardá-lo na memória como uma verdadeira cartilha de ensinamentos práticos e morais a serem seguidos."
Tales Castelo Branco (São Paulo, SP)

Façanha
"Bush, o pequeno, está conseguindo uma façanha histórico-universal: fomentar o antiamericanismo pelo mundo afora e ressuscitar o pan-arabismo. É impressionante a capacidade desse grande estadista de aglutinar centenas de tribos antagônicas (só no Iraque são mais de cem), enfim, gregos e troianos."
Edson Dognaldo Gil (São Paulo, SP)

Farra sem boi
"Já que não podemos banir a brutalidade da guerra nem a violência dos assaltos e dos crimes, esperemos que, ao menos com o empenho da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, as autoridades policiais impeçam a inominável e injustificável "farra do boi"."
Luiz Carlos Roque da Silva (São Paulo, SP)

Transgênicos
"Em relação ao texto "A comédia dos transgênicos" (Mais!, pág. 18, 6/4), e complementando "Erramos" publicado em 7/4, gostaria de dizer que a soja produz o pólen dentro da flor -à diferença do milho-, e quase todo o pólen acaba fertilizando a própria planta. Quase todo o pólen, mas não todo. Se fosse todo ele, haveria a endogamia total e nenhuma variabilidade genética da espécie soja. O sojicultor orgânico só não corre perigo de ter a sua plantação contaminada com o pólen do vizinho sojicultor transgênico se um deles se encarregar de matar todas as abelhas das vizinhanças. A distâncias maiores, a mistura se dá no transporte e nos armazéns de grãos, que, de um modo ou de outro, acabam em contato com carregamentos do que deveria virar semente não-transgênica. Como muitos agricultores prejudicados pela Monsanto nos EUA e no Canadá sabem, por dolorosa experiência própria, tanto o pólen como as sementes dos vizinhos sempre "encontram um jeito" de chegar dentro de suas lavouras. A verdade é que o Brasil não corre o perigo de contaminar fontes genéticas originárias da soja -que vem da China-, mas, sim, o de contaminar outras variedades desenvolvidas no país -só o desavisado ou interessado vai negar. Tanto que hoje nos EUA ninguém mais consegue comprar uma saca de semente comercial de soja seguramente 100% convencional."
David Hathaway, integrante da campanha Por um Brasil Livre de Transgênicos (Brasília, DF)

 

"O artigo "A comédia dos transgênicos" era tudo o que eu queria ler na imprensa sobre a medida provisória que libera a comercialização da soja transgênica -e não sobre os OGMs. Pessoalmente, nem sei se sou contra a produção desses organismos ou a favor dela. Só sei que, como a soja transgênica, a maconha também gera empregos e há gente que é contrária e gente que é a favorável a ela. Depois desta MP e da MP que liberou a propaganda de cigarros em eventos esportivos, só fica faltando uma MP para liberar a comercialização da maconha."
Niro Higuchi, Coordenadoria de Pesquisas em Silvicultura Tropical, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Manaus, AM)

Fumo e F-1
"Viva o circo da Fórmula 1! Viva a saúde do povo brasileiro! Viva o nosso nicotinado terceiro-mundismo assumido! Vivam as medidas provisórias! Nova contabilidade: 299 picaretas no Congresso e o picareta maior na Presidência."
Ana Amélia Costa (São José dos Campos, SP)

Governo
"No final de fevereiro deste ano, menos de dois meses depois da posse de Lula, foram divulgadas pela imprensa avaliações extremamente pessimistas sobre a economia do país, tendo sido projetado um cenário tenebroso para o futuro. Tais avaliações foram orquestradas pelo líder do PSDB na Câmara, Jutahy Júnior -com a manchete "Líder do PSDB diz que mercado não confia em Lula'-, e pela Federação Brasileira das Associações de Bancos, com a manchete "Piora expectativa do setor financeiro". Isso ocorreu na véspera da reunião do Comitê de Política Monetária do BC. Passado pouco mais de um mês, tendo no meio um Carnaval e uma loucura dos EUA que tem produzido muita inquietação no mundo dos negócios, o que se observa é justamente o oposto de tais avaliações. Faz-se necessário, portanto, que os autores venham a público explicar-se ou fazer uma autocrítica para que não se desconfie de que, à época, poderia ter havido má-fé."
Roberto Abreu, professor do Instituto de Matemática e Estatística da UERJ (Rio de Janeiro, RJ)

Vestibular
"Totalmente infundada a proposta do ministro da Educação de criar um modelo de vestibular que avalie apenas os conteúdos de matemática e português. Ao fazer tal proposta, o senhor ministro está automaticamente desvalorizando as demais áreas de conhecimento, fundamentais para a formação de um cidadão consciente e responsável. Como é possível um ministro da Educação dizer que, para fazer um curso universitário, não são necessários os conhecimentos de, por exemplo, história, geografia e biologia?"
Flávio Galvão Pereira (Campinas, SP)


Texto Anterior: Mário Amato: Personagens

Próximo Texto: Erramos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.