São Paulo, segunda-feira, 09 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VINICIUS TORRES FREIRE

A elite e as denúncias

SÃO PAULO - Ministros de Lula admitem que sabiam de parte dos papéis que, digamos, embaraçam algumas das autoridades e incomodam parte da elite do país. Sabiam, em parte, antes mesmo de os jornalistas os divulgarem. Admitem que o governo não tem controle nem conhecimento sobre todos os papéis e CDs voadores da CPI do Banestado, muito menos sobre o alcance dessas informações, que demandam investigações trabalhosas para terem sentido e uso político mais forte.
Apesar da semana barulhenta que vai se abrir no Congresso, nem tudo neste momento de espuma de denúncias é ruim para o governo. Por ora, muito cacique do PSDB e até do PFL está quieto. Muitos deles não querem ver a economia ou a política econômica de Antonio Palocci estremecida a troco de quase nada, mesmo que esse nada derrube o presidente do BC. Quem faz barulho, por ora, são os líderes boquirrotos de sempre.
Entre os mandarins do dinheiro e da opinião do mercado, há um consenso de que nada pode abalar Palocci, ainda que ao preço da cabeça de Henrique Meirelles. É verdade que os banqueiros estão irritadíssimos com o vazamento dos seus dados bancários. Ainda que não exista nada de ilegal lá, como sustentam, não querem ver nos jornais andanças de centenas de milhões de dólares pelas contas CC5. Problema, avaliam, é achar economista ou banqueiro de peso com vontade de assumir o prejuízo financeiro e a chateação política de ir para o Banco Central.
É claro que a oposição deixará seus escudeiros bater no governo por um tempo, tirar alguma casca dessa espuma de crise. Ficou complicada a aprovação de projetos do governo nesses últimos dias antes de o Congresso fechar para a campanha eleitoral. Mas a elite está de olho na normalidade econômica e no fato de que em breve a recuperação razoável da economia vai chegar ao povo miúdo, o que aumenta o cacife de Lula. Se não aparecer algum papel de CPI muito cabeludo, o governo está à beira de surfar na espuma da crise.


Texto Anterior: Editoriais: SUCATEAMENTO PÚBLICO

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: Democratas e republicanos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.