São Paulo, quarta-feira, 09 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Ataques do PCC
"Uma organização criminosa cujos principais líderes estão presos, alguns no regime diferenciado, promove mais uma série de atentados, principalmente na capital do nosso Estado. É preciso implementar projetos efetivos, algumas atitudes precisam ser imediatas, mas outras demandam planejamento para resolver a questão de uma vez por todas. E não cabe discutir os erros publicamente, com acusações entre integrantes dos governos federal e estadual. E pensar que o ex-governador e hoje candidato a presidente tem a coragem de dizer que se eleito vai levar para todo o país um programa de segurança pública. Por que não o implementou no Estado mais rico da Federação, do qual ele foi vice-governador por seis anos e depois governador por outro tanto?"
URIEL VILLAS BOAS (Santos, SP)

 

"Ataques simultâneos, visando aterrorizar: é o que fazem Al-Qaeda, Farc e, agora, PCC. A experiência e a observação mostram que o próximo passo poderá ser a meta de infligir o maior dano possível à população civil. Estamos com medo. Portanto, "trajar branco", fazer uma "passeata pela paz", prestidigitando uma pomba (lembra-se?), além de ridículo e inócuo, somente farão gargalhar os terroristas que estão a nos afligir. Vale dizer: "verde-oliva" nas ruas (alguém questiona o efeito dissuasório?) e instauração de estado de plena emergência, senão, sítio. Como está não se pode mais aceitar."
RUBEM PRADO HOFFMANN JR. (São Paulo, SP)

 

"Se o ministro tem medo, nós, aqui em São Paulo, estamos em pânico. Clóvis Rossi, brilhante como sempre, simplifica o pensamento e o torna acessível à grande massa manipulada em épocas eleitorais: nunca, "neste país", se viu criminosos botarem medo no ministro da Justiça. Aliás, nosso ilustre ministro sempre demonstra mais preocupação com o bem-estar dos meliantes do que com o da população; talvez aí esteja a resposta para a demora ou o não-investimento em segurança pública no Brasil."
UBIRATÃ CALDEIRA (São Bernardo do Campo, SP)

 

"O modo como o sr.Cláudio Lembo respondeu ao sr. ministro da Justiça em relação ao seu desabafo de que está amedrontado, dizendo que "se alguém está amedrontado não deveria estar em São Paulo", chocou-me como paulista e me deixou intrigado. Como ele foi genérico e abrangente - "se alguém'-, eu me senti incluído neste bota-fora, pois também estou amedrontado por mim e por meus familiares que não têm nada a ver com essa incompetência política que domina este país. Aliás, pago todos os impostos absurdos que se cobram por aqui justamente para que os governantes (eleitos ou carona de chapa) usem esse dinheiro para que eu tenha segurança, entre outras coisas, premissa essa que está a anos-luz de distância deste Estado."
ANTONIO CARLOS QUADRADO (São Paulo, SP)

Indulto
"A prometida saída de 11 mil presos no Dia dos Pais mostra que a população está dominada pela inércia, pela imbecilidade, pela cumplicidade criminosa de nossos governantes. Quem realmente controla nossa vida, nossa política, são os bandidos, o PCC, os corruptos de todos os níveis, os que se desculpam dizendo ter sido "pegos de surpresa", ou que "não sabem de nada"."
CECÍLIA PRADA (Campinas, SP)

Pan-2007
"Com relação à reportagem "Lado B do Pan vê obras que não saíram do papel" (Esporte, 6/8), cabe-nos esclarecer que as obras do Complexo Esportivo da Vila Militar de Deodoro estão rigorosamente dentro dos prazos e o cronograma será cumprido, conforme descrito a seguir: Centro Hípico Deodoro - 1ª quinzena de junho de 2007; centros de pentatlo moderno - fevereiro de 2007; centro de tiro com arco -março de 2007; centro de hóquei -janeiro de 2007; centro nacional de tiro - abril de 2007. Cabe ainda esclarecer que: não há matagal nos locais onde serão disputados as provas de tiro e pentatlo, como citado pela reportagem. O local foi limpo para o início da terraplenagem; a recuperação das ruas de acesso, incluindo a iluminação, fazem parte do projeto de obras para o Pan e será feita antes do início dos Jogos; novos banheiros serão construídos no local, conforme consta no projeto das obras. O governo federal tem feito vultosos investimentos na organização dos Jogos Pan-Americanos, visando garantir não só a realização como a mais alta qualidade dos equipamentos esportivos e serviços oferecidos no evento -objetivos que certamente serão cumpridos à risca. Portanto, solicito gentilmente a retificação das informações publicadas erroneamente no jornal."
LUCIANA BENTO, assessora de comunicação do Ministério do Esporte (Brasília, DF)

Resposta do jornalista Mario Hugo Monken - A reportagem não diz que há atraso nas obras, mas que, a menos de um ano do evento, o cenário das sedes menos badaladas do Pan-2007 é desolador. Não há o que ser retificado.

Constituinte
"A proposta de reforma política, via constituinte, tem sido muito criticada. Mas o que esperar de nossos políticos corporativos em um Congresso de quase maioria corrupta? Nota dez para Pedro Simon, Eduardo Suplicy, Fernando Gabeira e alguns poucos mais. Poderemos esperar deles que votem alguma coisa que lhes suprimam privilégios? Imunidade (impunidade), foro especial, licença para serem processados. Eu, no fim da ditadura de 64, torci por uma Assembléia Constituinte formada por juristas notáveis e que votassem a nova Constituição com propósitos mais puros. Não o fizeram. Fazê-la agora não deixa de ser golpismo."
ANTONIO NÉLCIO DE ABREU (Pedralva, MG)

Questão orçamentária
"O companheiro Lula discorda do aumento de 16,5% para os aposentados -que só reporia as correções garfadas há muito- com a desculpa de que "não consta do Orçamento". Constariam do Orçamento os R$ 9,5 bilhões para o fundo dos funcionários da Petrobras, as emendas parlamentares das sanguessugas, os mensalões, os valores federais desviados pela máfia de Rondônia -e outras ainda a descobrir?"
MÁRIO ALVES DENTE (São Paulo, SP)

Estudar fora
"Só pelo título da reportagem "Elite brasileira vai estudar fora do país" (Cotidiano, 7/8), fiquei feliz em saber que sou parte da elite brasileira. Quanto à oferta de maior de cursos no exterior isso se dá pelo interesse cada vez maior das universidades públicas de países como a Austrália, Nova Zelândia e Canadá em buscar dinheiro vivo. Contudo, a qualidade muitas vezes fica devendo. O mesmo vale para os cursos de língua e a oferta de moradia em "casas de família"."
LUCIANE LAUFFER (Berlim, Alemanha)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Rubens Aprobato Machado: Constituinte golpista

Próximo Texto: Erramos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.