São Paulo, quinta-feira, 09 de dezembro de 2010

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TENDÊNCIAS/DEBATES

A força da palavra

MARIA ALICE SETUBAL e ANTONIO MATIAS


O diferencial da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é a larga escala que esse concurso atinge: 99% dos municípios brasileiros


A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro envolveu 5.488 municípios de todo o país, quase 240 mil professores, mais de 60 mil escolas e contou com a participação de mais de 7 milhões de estudantes.
Sendo concurso nacional de textos para alunos de escolas públicas, é claro que o domínio das palavras, a desenvoltura nas regras gramaticais e o manejo afetuoso e preciso da língua materna expressam resultados qualitativos do programa.
Entretanto, são os números que mostram o impacto dessa iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).
Possuindo uma metodologia estruturada e convergente com os objetivos de corresponsabilização social em torno da melhoria do ensino, tem sido capaz de mexer com a realidade escolar e de envolver a comunidade em milhares de municípios brasileiros.
Sendo apoiado por um mobilizador concurso, oferece formação a professores de língua portuguesa por materiais pedagógicos distribuídos às escolas, cursos pela internet, além de firmar parcerias com secretarias municipais e estaduais de Educação para a realização de cursos presenciais e para a organização das etapas da Olimpíada.
O programa também estimula o envolvimento da comunidade escolar, do bairro e da própria cidade, ao propor como tema geral dos textos "O lugar onde vivo", incentivando alunos e professores a voltar o olhar para a própria realidade.
A visibilidade dada ao trabalho do professor e da escola pública provoca transformações em suas comunidades de origem.
Os textos se tornam referências e efetivam sua função social quando divulgados, lidos em rádios, publicados em jornais locais ou simplesmente afixados em pontos públicos, como acontece em várias cidades participantes.
No dia 29 de novembro, em Brasília, foram anunciados os vencedores da Olimpíada de 2010. Mas, antes mesmo da divulgação, os textos desses estudantes já repercutiam em suas comunidades.
Na pequena cidade de Pedra Lavrada (PB), Rossana Dias Costa, 17, aluna do ensino médio, provocou discussão na cidade ao escrever sobre os problemas ambientais provocados por mineradora. A crônica de Gabriel Batista da Silva, de Barbacena (MG), sobre velha quadra de futebol num esquecido bairro rural, fez com que o restante da cidade percebesse e reconhecesse aquela comunidade por meio de notícias da imprensa local.
Há muitos projetos com potencial transformador na área da educação em andamento no país. O diferencial da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é a larga escala que atinge -99% dos municípios brasileiros-, resultado do envolvimento de diversas instituições e do estímulo à participação, dividindo e ao mesmo tempo valorizando responsabilidades.
Suas engrenagens se encaixam voluntariamente e mobilizam a todos: entes públicos, escolas e comunidades. Seu modelo contribui para que outras iniciativas venham se juntar a esse grande movimento que pretende elevar a qualidade da nossa educação e dar dignidade a todos os brasileiros.

MARIA ALICE SETUBAL, doutora em psicologia da educação pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), é presidente do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária)
ANTONIO MATIAS é vice-presidente da Fundação Itaú Social e membro do conselho de governança do movimento Todos pela Educação .

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