São Paulo, domingo, 10 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELIANE CANTANHÊDE

Mau tempo

BRASÍLIA - A política externa, que foi uma das vitrines do governo na reeleição de Lula em 2006, já teve dias bem melhores. Alguma coisa desandou, nada está dando liga.
Depois de meses de negociações, semanas de provocações pela imprensa, várias reuniões, um jantar e um passeio de trem no Brasil, Lula e Lugo não chegaram a lugar nenhum. Ministros perderam tempo.
Diplomatas tiveram que recolher mesa, microfones e caneta da sala onde seriam assinados os atos bilionários do acordo que não houve. E recomeça o ritual das negociações, provocações e reuniões. Sabe-se lá até quando.
Lugo diz uma coisa, Lula responde outra. Surdo e mudo. Um quer rever o Tratado de Itaipu para ter mais dinheiro com a energia da binacional. O outro nega a revisão e contrapõe com quase US$ 2 bi em investimentos em infraestrutura, agricultura e desenvolvimento social. E ninguém se entende. O desgaste é evidente, enquanto Lugo tenta ser machão com a potência da região para apagar a mancha de ter sido machão enquanto bispo.
O fiasco com o Paraguai foi na sequência do cancelamento em cima da hora da vinda do controvertido presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, que enfrenta problemas internos pela disputa à reeleição no dia 12 de junho, e externos, por querer "varrer Israel do mapa" e brincar com foguetes vetados pelo Conselho de Segurança da ONU.
E ambos os fiascos tiveram como pano de fundo o inexplicável (para nós, os leigos...) apoio do Brasil a um egípcio acusado de racismo para a direção geral da Unesco, um órgão bacana da ONU, para o qual dois brasileiros concorriam: o pesquisador Márcio Barbosa e o senador Cristovam Buarque.
Lembrar essa sequência de tropeços é oportuna, já que hoje chega a Brasília o chanceler da Coreia do Norte, Pak Ui-Chun. Se o Irã cria embaraços para o mundo ocidental, a Coreia do Norte não fica atrás. Tome diplomacia para não engrossar a lista de fiascos. 2010 vem aí.

elianec@uol.com.br


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: A gripe, o enxofre, o bolso, a vida
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Gripes e gripados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.