São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 2006

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TENDÊNCIAS/DEBATES

Políticas raciais: pelo debate franco e plural

EDWARD TELLES

Não podemos ignorar a raça na construção de uma democracia inclusiva no Brasil, posto que ela é critério da exclusão

NA SEMANA RETRASADA , a imprensa brasileira divulgou a iniciativa de um conjunto de intelectuais, ativistas e artistas que levou a Brasília um documento contra os projetos de Lei das Cotas e do Estatuto da Igualdade Racial. Na mesma data -29 de junho- em que os representantes dessa iniciativa reuniam-se em Brasília com os presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado para a entrega formal do documento, Demétrio Magnoli, colunista desta Folha, acusou-me publicamente em artigo de "pescar um documento público da internet e falsificar (seu) título".
Meu ato ilícito teria consistido, segundo o colunista, em denominar tal documento como o "Manifesto da elite branca" e divulgá-lo, em seguida, no boletim eletrônico da Brasa (Brazilian Studies Association).
Vamos aos fatos para evitar que o debate sobre racismo no Brasil não fique comprometido por práticas intimidadoras que buscam deslegitimar aqueles que, como eu, fundamentados em vários anos de pesquisa e análises empíricas rigorosas, defendem políticas de cunho racial.
Com sua circulação na sociedade brasileira, foi-me enviado, bem como a outras pessoas, por e-mail, cópia de tal manifesto. A linha dedicada ao assunto da mensagem tinha o título "Manifesto da elite branca".
Sugeri aos coordenadores da Brasa, professores Marshall Eakin e James Green, que o fizessem circular no seu site, dando, assim, acesso aos brasilianistas para o debate. Ciente do título repugnante -"Manifesto da elite branca"- que constava como "assunto" no e-mail, mas fiel às fontes, mencionei no site da Brasa que o documento circulava na internet com tal denominação.
Fiz aquilo que fazemos todos que usamos a internet para veicular idéias, debates e propostas. Coloquei à disposição o documento, informando como estava sendo veiculado. Sou acadêmico e, na qualidade de estudioso das questões raciais comparativas, fui selecionado em 1996 pela Fundação Ford para ser assessor de programas em seu escritório do Rio, onde permaneci até 2000.
Porque trabalhei nessa fundação na área de direitos humanos, Magnoli me descreve como intelectual ativista que defende os direitos das "minorias". Na minha visão, compartilhada não apenas por colegas brasileiros igualmente funcionários da Ford, mas por inúmeros outros acadêmicos, atuantes e representantes de diversos setores da sociedade brasileira, sempre foi importante investir nas demandas de grupos minoritários, sejam negros, mulheres, gays ou indígenas, para fazer valer suas vozes e suas lutas no processo democrático.
No meu livro "Race in Another America: The Significance of Skin Color in Brazil" (2004), que ganhou da American Sociological Association o prêmio de melhor livro em 2006, explico com rigor por que sou a favor de políticas que consideram a cor das pessoas, para além daquelas que devem ser garantidas sem discriminação de qualquer tipo a todos os cidadãos de um país.
Os princípios da universalidade deveriam ser suficientes para regir nossas sociedades, porém não bastam nas sociedades contemporâneas, pois não conseguem desarmar a discriminação com base na cor da pele. Em meus estudos, mostro que as taxas de mobilidade social brasileiras revelam que crianças pobres, porém brancas, têm maior chance de chegar a posições de classe média do que crianças igualmente pobres, mas negras.
A grande desigualdade racial no Brasil se apóia em uma estrutura hiper-desigual e no fato de haver barreiras à entrada de negros na classe média, o que tem produzido uma elite quase inteiramente branca.
A primeira causa deve ser tratada com medidas universalistas capazes de reduzir a desigualdade entre todos os brasileiros, mas a segunda só pode ser enfrentada com políticas compensatórias de cunho racial, especialmente aquelas que facilitam a entrada de negros nas universidades. Não podemos ignorar a raça na construção de uma democracia inclusiva, posto que ela é critério da exclusão. Dadas as especificidades brasileiras, políticas sociais que procuram reduzir ou mesmo superar o enorme fosso racial no Brasil têm de ser engenhosas e criativas. Julgar, porém, que se possa ignorar a questão racial nos seus desenhos seria ilusório.
Martin Luther King, defensor das políticas universalistas, dizia que contar apenas com elas "não é realista". Quando um homem se lança na corrida com três séculos de atraso, é praticamente impossível superar a defasagem que o separa dos que largaram na frente. Milagres não existem. Vontade política, sim.
Tardava que o debate sobre a questão racial fosse enfrentado com coragem pela sociedade brasileira. Para que se avance nele é essencial que ganhe as páginas desta Folha e de toda a imprensa. Contudo, se avançar no debate significa destruir quem pensa diferente, falsear intenções e escamotear a verdade, então o risco de sermos ineficazes e inócuos na nossa ação é grande. Com isso, não estaremos ajudando a combater com efetividade o racismo.


EDWARD TELLES, 50, é professor do Departamento de Sociologia e diretor do Programa sobre o Brasil da UCLA (University of California Los Angeles).

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