São Paulo, segunda-feira, 13 de janeiro de 2003

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CULTURA DIGITAL

O novo titular da pasta das Comunicações, Miro Teixeira (PDT-RJ), assumiu retomando a promessa, tantas vezes repetida por outros ministros durante o governo anterior, de conectar todas as escolas públicas do país à internet.
O Ministério das Comunicações perdeu poder. Mas isso se deve não apenas à privatização e à posterior criação da Agência Nacional de Telecomunicações. Ocorreu nos últimos anos uma transformação tecnológica em escala global resumida na expressão "cultura digital". É raro o país que não busque atualmente a sua política de "inclusão digital". A tarefa é muito ampla, ultrapassando o alcance de um ministério ou de uma agência reguladora isolados.
O governo FHC avançou nessas áreas, mas não produziu uma política integrada de inclusão digital. Surgiram fundos públicos, como o Fust, cuja utilização foi prejudicada pelo ajuste fiscal e pela insuficiência das regras e das instituições que deveriam cuidar de sua distribuição.
A promessa de inclusão das escolas na rede mundial foi repetida à exaustão, mas não se resolveram questões estratégicas como a do software a ser utilizado. O debate sobre a escolha do padrão brasileiro para a televisão digital foi interrompido.
Em postos supostamente secundários do governo federal, como nas pastas de Comunicações ou de Ciência e Tecnologia, o governo Lula por enquanto apenas deu mostras de uma política que contempla partidos aliados sem que se consiga vislumbrar que estratégias integrarão essas áreas.Trata-se de setores sofisticados, imersos numa dinâmica de inovação e competição que não se enfrenta com slogans simpáticos como "internet para todos".
É necessário combinar na mesma estratégia as áreas de educação, cultura, ciência e tecnologia, desenvolvimento e comunicações. Está em jogo o futuro não apenas da escola ou da internet, mas dos jornais e das televisões, das universidades e das instituições de pesquisa.



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