|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
CULTURA DIGITAL
O novo titular da pasta das Comunicações, Miro Teixeira
(PDT-RJ), assumiu retomando a promessa, tantas vezes repetida por outros ministros durante o governo anterior, de conectar todas as escolas
públicas do país à internet.
O Ministério das Comunicações
perdeu poder. Mas isso se deve não
apenas à privatização e à posterior
criação da Agência Nacional de Telecomunicações. Ocorreu nos últimos
anos uma transformação tecnológica em escala global resumida na expressão "cultura digital". É raro o
país que não busque atualmente a
sua política de "inclusão digital". A
tarefa é muito ampla, ultrapassando
o alcance de um ministério ou de
uma agência reguladora isolados.
O governo FHC avançou nessas
áreas, mas não produziu uma política integrada de inclusão digital. Surgiram fundos públicos, como o Fust,
cuja utilização foi prejudicada pelo
ajuste fiscal e pela insuficiência das
regras e das instituições que deveriam cuidar de sua distribuição.
A promessa de inclusão das escolas
na rede mundial foi repetida à exaustão, mas não se resolveram questões
estratégicas como a do software a ser
utilizado. O debate sobre a escolha
do padrão brasileiro para a televisão
digital foi interrompido.
Em postos supostamente secundários do governo federal, como nas
pastas de Comunicações ou de Ciência e Tecnologia, o governo Lula por
enquanto apenas deu mostras de
uma política que contempla partidos
aliados sem que se consiga vislumbrar que estratégias integrarão essas
áreas.Trata-se de setores sofisticados, imersos numa dinâmica de inovação e competição que não se enfrenta com slogans simpáticos como
"internet para todos".
É necessário combinar na mesma
estratégia as áreas de educação, cultura, ciência e tecnologia, desenvolvimento e comunicações. Está em jogo o futuro não apenas da escola ou
da internet, mas dos jornais e das televisões, das universidades e das instituições de pesquisa.
Texto Anterior: Editoriais: ALÉM DA POSSE Próximo Texto: Editoriais: MULTA E CIVILIZAÇÃO Índice
|