São Paulo, Sábado, 13 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Que bom, Nova York é aqui

FERNANDO RODRIGUES

Brasília - O que é pior: o blecaute de anteontem à noite e ontem de madrugada ou o blecaute de explicações do governo?
Brasília teve ontem um dia digno de uma republiqueta de canto de mapa. O país passou por um dos mais graves apagões de sua história e nenhuma, repito, nenhuma autoridade era capaz de dar alguma explicação aceitável até o final do dia.
O mais curioso é que a energia foi cortada e voltou. O governo era incapaz de dizer se a volta da luz ocorreu por obra do acaso ou se algum técnico, em algum lugar, havia tomado alguma atitude a respeito.
Perguntaram na TV a um desses burocratas do governo sobre o risco de haver novos blecautes. A resposta beirou o patético: "Certamente que não. Seria muito azar".
O Ministério das Minas e Energia sugeriu que poderia ter ocorrido uma falha em Itaipu. Alguém de Itaipu negou essa possibilidade.
O presidente da República foi o mesmo de sempre. Começou a aparecer no noticiário só quase 20 horas depois do ocorrido.
Assessores governistas disseram ontem, no final da tarde, que FHC tinha sido informado do apagão pelo ministro das Minas e Energia, Rodolpho Tourinho, no momento em que a luz acabou -no Palácio do Alvorada não faltou energia.
O mínimo que um presidente da República poderia fazer era informar a mídia, no momento em que o país estava escuro, que providências seriam tomadas. Mas FHC tem o seu ritmo, a gente já conhece.
No final do dia, finalmente veio a luz: foi tudo culpa de um raio. Um raio que caiu em Bauru.
Um raio caiu em Bauru e apagou o Brasil? É isso mesmo.
Antes que um sentimento de inferioridade recaia sobre você, leitor, lembre-se do que disse Rodolpho Tourinho: Nova York teve um blecaute de 48 horas nos anos 70.
É isso aí. Pouco a pouco o governo FHC apaga o Brasil, mas nos leva ao Primeiro Mundo. Nova York é aqui.


Texto Anterior: Paris - Clóvis Rossi: A memória e o ceticismo
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: O leite derramado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.