São Paulo, sábado, 13 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LUCIANO MENDES DE ALMEIDA

A 44ª Assembléia Geral da CNBB

De 9 a 17 de maio, estão reunidos em Itaici, município de Indaiatuba (SP), os membros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para a sua 44ª Assembléia Geral. Em maio de 2005, são 435 bispos, sendo 299 atuando à frente das dioceses e 136 eméritos.
A Assembléia da CNBB é muito esperada como encontro fraterno e oportunidade para colocar em comum as experiências pastorais e discernir os caminhos de evangelização. Neste ano, o tema central é "Evangelização da Juventude", com a intenção de conhecer melhor a realidade dos jovens e as transformações culturais que enfrentam e de oferecer-lhes, à luz da fé, os ensinamentos da Palavra de Deus e do magistério. É necessário assegurar aos jovens o direito à vida digna e ao pleno desenvolvimento de suas potencialidades, habilitando-os a colaborar na construção da sociedade justa e solidária. O texto em estudo quer ajudar todos que na Igreja se dedicam à juventude, auxiliando-os a enfrentar os árduos desafios de nosso tempo.
A apresentação do tema contou com a participação de educadores e dos próprios jovens, convidados para falar aos bispos na Assembléia. Os resultados desse amplo trabalho serão ainda reelaborados pela Comissão.
Marcou o início da Assembléia a comemoração dos 50 anos de fundação da Caritas brasileira. Trata-se de um benemérito organismo da Igreja que hoje atua em mais de 200 países no mundo. No Brasil, a Caritas foi criada em 12 de novembro de 1956 e integrou-se à ampla rede da Caritas Internacional. Sua missão é testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo a vida, promovendo a solidariedade, com especial atenção às populações em situação de emergência e de exclusão social. Nos primeiros anos, a Caritas aplicou-se mais à distribuição de alimentos; aos poucos, assumiu a articulação das obras sociais católicas, com ênfase na promoção humana. A história destes 50 anos recorda a longa série de serviços, marcados pela organização comunitária -especialmente das CEBs-, e a articulação com outros setores da sociedade em busca de políticas públicas mais abrangentes. Insere-se no conjunto das pastorais sociais da CNBB e vem atuando na animação das Campanhas da Fraternidade, em colaboração fraterna com as Igrejas cristãs.
O atual presidente, dom Demétrio Valentini, bispo de Jales (SP), recordou a mística da instituição, mostrando que suas atividades têm como fonte e motivação o amor a Deus e ao próximo e, citando as palavras do Papa Bento 16, afirmou que o exercício da caridade pertence à missão essencial da Igreja.
São dias de trabalho intenso e promissor. A análise da situação eclesial e sócio-religiosa e da conjuntura sócio-política e econômica muito ajudou para entender melhor os sinais dos tempos.
A pauta inclui assuntos de liturgia, apresentados pela Comissão de Doutrina, amplo relatório pastoral e outros temas .
A liturgia cotidiana é ponto forte da Assembléia, em comunhão com as comunidades, os sofrimentos e as alegrias do povo.
O dia de hoje, 13 de maio, sábado, é dia de oração, dedicado ao retiro espiritual, sobre o Bispo, discípulo e missionário de Jesus Cristo, sob a orientação do cardeal dom Cláudio Hummes.


Dom Luciano Mendes de Almeida escreve aos sábados nesta coluna.
@ - almendescuria@yahoo.com.br


Texto Anterior: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Os níveis da corrupção
Próximo Texto: Frases

Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.