São Paulo, segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

RUY CASTRO

Vizinho destrambelhado

RIO DE JANEIRO - Se você for tão leigo e alienado quanto eu, vai concordar comigo. Quando se trata dos EUA, só há uma coisa mais chata do que o beisebol e o misto de pancadaria e "coitus interruptus" que eles chamam de futebol. É a política interna americana. Para nós, nada mais remoto do que os embates entre aqueles deputados e senadores sobre suas questões nacionais.
E se isto for um erro? Suponha que certas opiniões de seus políticos, tornadas programa de Governo, alterem os rumos do mundo. Refiro-me à posição dos Republicanos sobre as emissões de dióxido de carbono (CO2), que, para eles, não têm a ver com as mudanças do clima no planeta. Alguns desses políticos integram comissões de energia e de meio ambiente dos EUA.
"A ideia de que o CO2 seja cancerígeno é quase cômica", diz um deles. Outro cita um versículo do Gênese para garantir que os ciclos de plantio e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite, "nunca deixarão de existir -porque a Bíblia diz assim". Um terceiro, do alto de sua própria certeza, garante que as emissões não influem no aquecimento global e, mesmo que influíssem, o ser humano tem grande capacidade de adaptação. Li essas declarações num artigo recente na "New Yorker".
Alguns desses políticos, por coincidência, são financiados pela indústria de petróleo e gás dos EUA. E podem ter participado da manobra em que, segundo documento vazado no WikiLeaks, os EUA e a China, os dois maiores poluidores do mundo, fingiram divergências de propósito para melar a Conferência do Clima, da ONU, em Copenhague, em 2009.
Na condição de vizinho do oceano Atlântico, gosto de saber que posso ir a ele quando quiser. Mas não de que, um dia, ele venha a mim, daquele seu jeito destrambelhado, e apenas porque um deputado americano interpretou a Bíblia segundo suas conveniências.


Texto Anterior: Brasília - Fernando Rodrigues: Razões para romper
Próximo Texto: Ricardo Young: Governança global

Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.