São Paulo, sábado, 14 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Tá tudo dominado

SÃO PAULO - Autorizada pela Justiça, a Polícia Federal ocupou a sede central da Caixa Econômica Federal em busca de documentos.
"Sinto que existe uma motivação política", reagiu o presidente da Caixa, Jorge Mattoso, que, no entanto, confessa não saber quem são os interessados ou qual a orientação política dos procuradores supostamente por trás da "operação política".
No governo anterior, era a mesma coisa. Cada vez que havia uma denúncia, uma investigação, uma apreensão de documentos, o "habeas corpus" automaticamente inventado pelas vítimas de turno era o da "motivação política".
Da mesma forma, jamais se comprovou se havia ou não motivação política -e qual era ela.
É um triste retrato da realidade tupiniquim. Todo mundo (político) acusa todo mundo (político) de intenções sujas, sem que a sociedade possa saber quem tem ou não razão, se é que alguém tem.
Se uma autoridade diz que uma ordem judicial, executada pela Polícia Federal, não passa de ação política, ou essa autoridade prova a denúncia ou deve ser demitida por leviandade. Se provar, deveria ser processado e punido o juiz que emitiu a ordem.
Mas, como sempre, vai ficar tudo na mesma. Bate-boca de graúdos apenas. O público que se dane na sua orfandade.
O caso da CPI do Banestado, em que, aí sim, ficou provado (pela gravação da TV Senado) que o relator (governista) agia com motivações políticas (retaliar a oposição), demonstra que nada ocorre quando os graúdos agem dessa forma.
A verdade é a seguinte: o mundo político brasileiro deixou de ter como tarefa a intermediação entre sociedade e Estado. Passou a ser um mundo a parte, que apenas defende seus próprios interesses, seu poder e os recursos que dele podem resultar, alguns legítimos, outros não.


Texto Anterior: Editoriais: DEMOCRACIA LATINA

Próximo Texto: Brasília - Fernando Rodrigues: Erro sobre erro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.