UOL




São Paulo, sábado, 15 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONSELHO DE GUERRA

A reunião de cúpula de emergência marcada para amanhã entre o presidente dos EUA, George W. Bush, e os primeiros-ministros Tony Blair, do Reino Unido, e José María Aznar, da Espanha, será, nas palavras da conselheira de segurança nacional da Casa Branca, Condoleezza Rice, "uma oportunidade para refletir sobre caminhos para levar o processo nas Nações Unidas a uma conclusão". Para muitos analistas, porém, a reunião se parece mais com um conselho de guerra.
Seria, por certo, precipitado afirmar que os EUA e seus mais fiéis aliados desistiram de vez de obter o aval do Conselho de Segurança (CS) da ONU a uma ação bélica contra o Iraque, mas a cada dia que passa parecem mais remotas as chances de o CS aprovar uma nova resolução que abra caminho para o conflito.
O próprio secretário de Estado dos EUA, general Colin Powell, admitiu que Washington pode desistir definitivamente de levar uma nova resolução ao plenário do CS. A avaliação é a de que o desgaste de não submeter uma nova proposta a votação seria menor do que o de vê-la rejeitada.
As diferenças entre os países favoráveis à guerra no CS (EUA, Reino Unido, Espanha e Bulgária) e os contrários (França, Rússia, China e Alemanha) parecem de fato inconciliáveis. Os EUA não estão dispostos a conceder mais do que alguns dias a Saddam Hussein, enquanto a França fala em dar pelo menos mais quatro meses para as inspeções.
Há também uma razão militar para a pressa dos EUA: a aproximação do verão no hemisfério Norte. A partir de abril, as temperaturas começam a elevar-se na região do golfo Pérsico, dificultando a movimentação de tropas. Esse efeito é agravado pela eventualidade de os soldados terem de utilizar seu pesado equipamento contra armas químicas.
Tudo indica que, com ou sem as Nações Unidas, a ação militar no Iraque começará nos próximos dias. Mais uma vez, a lógica da guerra e do unilateralismo deverá lamentavelmente triunfar sobre a racionalidade e o multilateralismo.


Texto Anterior: Editoriais: CURTO-CIRCUITO SOCIAL
Próximo Texto: Editoriais: SUBTERFÚGIO NA SAÚDE

Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.