São Paulo, terça-feira, 15 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLÍNIO FRAGA

Um inconveniente já!

RIO DE JANEIRO - O filósofo alemão Jürgen Habermas, em artigo publicado domingo no caderno Mais!, aponta como a principal capacidade do intelectual na esfera pública o "faro vanguardista para a relevância". Diz que o intelectual deve intervir quando o cotidiano sai dos trilhos e irritar-se sobre desenvolvimentos críticos num momento no qual os outros ainda se detêm na pasmaceira habitual.
Para exercer tal papel, escreveu Habermas, o intelectual deve ter virtudes como a sensibilidade diante de lesões da infra-estrutura social, a antecipação dos perigos da vida política comum, o senso do que falta e poderia ser diferente, a imaginação para projeção de alternativas e "um pouco de coragem para a polarização, a manifestação inconveniente, o panfleto".
Trazendo a discussão para a realidade brasileira, é assustador o silêncio da intelectualidade perante a atual conjuntura político-eleitoral. Está faltando a manifestação inconveniente, alguém que suba na mesa para desnudar o rei, que agora acha que ética é uma "historinha", que quer punir o crime de opinião e prega o voto em quem tem compromisso com Deus.
Esse inconveniente não deve aborrecer só ao rei e a seus asseclas. Precisa botar também o dedo na cara do candidato da empáfia tucana e chamá-lo à responsabilidade. Se fez tudo certo no governo, por que o PCC faz o que faz? Alguém precisa ter a coragem de dizer quem pariu a monstruosidade, de cobrar os erros do consórcio que comanda São Paulo há 12 anos, de falar com todas as letras: incompetentes!
Esse chato não ficaria por aí. Pegaria a última flor da esquerda sob o Sol e desnudaria o discurso autoritário e o voluntarismo ingênuo.
Procura-se urgentemente uma cabeça falante que ressurja das cinzas que restaram dos projetos esquecidos e das crenças arruinadas.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: A nova luta armada
Próximo Texto: Roberto Mangabeira Unger: Virada na educação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.