São Paulo, quinta-feira, 16 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CERCO A JERICÓ

A incursão do Exército israelense em uma prisão palestina complica as já azedas relações entre o governo do premiê Ehud Olmert e a Autoridade Nacional Palestina (ANP). A operação militar foi deflagrada para a captura de prisioneiros palestinos sob a custódia da ANP. Eles são acusados de participação no assassinato de um ministro israelense há cinco anos. Eram mantidos sob guarda palestina com base num acordo pelo qual a vigilância dos presos era avalizada por observadores britânicos e norte-americanos.
A situação começou a deteriorar-se depois do pleito legislativo palestino. Um dos presos, Ahmed Saadat, da FPLP (Frente Popular para a Libertação da Palestina), foi eleito deputado. O grupo terrorista Hamas, que fez a maioria do Parlamento, vinha pressionando a ANP por sua libertação.
A segurança na prisão se deteriorava. Após informar a ANP várias vezes da precariedade com que atuavam, os monitores decidiram retirar-se, abrindo as portas para a ação israelense. Três palestinos morreram na operação. Os seis prisioneiros que motivaram a ação foram transferidos para Israel. Em represália à retirada dos observadores internacionais, grupos palestinos seqüestraram estrangeiros, todos já libertados.
O "timing" da operação não poderia ter sido mais oportuno para o premiê Olmert, que pôde exibir-se como um líder firme e decidido às vésperas do pleito legislativo israelense, marcado para o próximo dia 28.
O cerco a Jericó dá a medida do impasse político na região. A vitória do Hamas não levou o grupo a reconhecer Israel, como esperavam os otimistas. Serviu, entretanto, para enfraquecer mais o presidente da ANP, Mahmoud Abbas, cujo papel hoje se limita a reclamar de todos. Nesse vácuo, Israel segue com suas ações unilaterais. A meta parece ser a de definir por conta própria fronteiras que considere seguras, fechá-las e abandonar os palestinos à própria sorte.


Texto Anterior: Editoriais: ROTULAGEM GRADATIVA
Próximo Texto: São Paulo - Clóvis Rossi: Notícias da eleição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.