São Paulo, quinta-feira, 16 de maio de 2002

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CARLOS HEITOR CONY

O custo da imagem

RIO DE JANEIRO - Li nos jornais que o marqueteiro contratado pelo PT para a campanha de Lula despejou no Nordeste brasileiro dois aviões recheados de complicados equipamentos eletrônicos de última geração. Nada de novo no atual cenário eleitoral. Todos os candidatos estão burilando aquilo que chamam de ""imagem". Os programas gratuitos na TV serão decisivos para ungir o vitorioso. O povo não escolherá um programa, uma forma de governo, e sim uma imagem produzida por especialistas nesse tipo de coisa.
Pode-se lamentar que assim o seja -a imagem valendo mais do que a realidade. Mas a regra pelo menos é igual para todos, sendo que uns são mais iguais do que outros, daí que a campanha eleitoral, não apenas no Brasil mas em todos os países democráticos, transformou-se numa corrida de Fórmula 1, em que ganha o carro mais bem produzido.
O PT seria uma exceção à regra. Três eleições malsucedidas ensinaram ao partido que não adianta dar murro em ponta de faca. É aceitar o jogo e tentar vencê-lo com os recursos lícitos ou ilícitos que estão à disposição dos concorrentes.
Não vem ao caso discutir orçamentos, quantificar contribuições e gastos. A Justiça Eleitoral receberá, como sempre, uma prestação de contas pasteurizada, embora ninguém acredite nelas.
Não sei não. Continuo achando que a democracia, a menos pior forma de governo, tem em sua estrutura operacional um vício que a mutila, um espinho que a fere em sua substância ideológica.
A sociedade será sempre governada pelas armas ou pelo dinheiro? Não haveria um caminho que a libertasse da tirania dos ditadores e da hegemonia do capital?
Lembro a primeira campanha de Lula, quando o partido vendia camisetas com a estrela do PT para angariar fundos. Não votei em Lula, mas comprei duas camisetas para dar uma força.



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