|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Natal sem fome
LUIZ CAVERSAN
Rio de Janeiro - Pelo sexto ano consecutivo vai para as ruas a campanha
do Natal sem Fome. Criada pelo sociólogo e benemérito Herbert de Souza, o
Betinho, morto há pouco mais de um
ano, a campanha procura mobilizar
as pessoas para tentar fazer com que
uma boa parte daqueles que nada têm
pelo menos possa comer alguma coisa
no dia ou na noite de Natal.
Os comitês da Ação da Cidadania
Contra a Fome, a Miséria e pela Vida
(também concepção de Betinho) irão
recolher em todo o país os alimentos
que vão minimizar o drama de uma
parcela dos milhões de brasileiros que
vivem na miséria. Que tenham alguma coisa para comer naquele dia tão
carregado de símbolos de solidariedade e amor ao próximo.
A novidade deste ano é o lançamento de um CD, idealizado por Daniel de
Souza, filho de Betinho, que reúne
cantores e cantoras famosos com personalidades de outras áreas do mundo
artístico, em parcerias inusitadas. O
objetivo, claro, é arrecadar mais fundos para resolver a equação: dinheiro
+ alimento = menos fome. Ainda que
apenas no Natal.
Ingenuidade ou hipocrisia? Essa a
dúvida que surge quando se analisa o
"mea-culpa" público do publicitário
Chico Malfitani, marqueteiro arrependido de Francisco Rossi, esse neoparceiro de Paulo Maluf no segundo
turno da eleição paulista.
Só Malfitani não sabia que isso poderia acontecer?
Se a moda pega, amanhã teremos
uma penca de profissionais de propaganda na fila do arrependimento.
Um porque anunciou cigarros e de
repente "descobriu" que causam câncer. Outro porque ajudou a vender bebida alcoólica e agora está "preocupado" com o alcoolismo. Um terceiro
porque exaltou as "qualidades" de
uma certa marca de combustível e
agora sente peso na consciência porque sabe que, no Brasil, todo combustível é ruim igual.
Ora, para sobreviver em seu próprio
meio, publicitário tem de ser esperto o
suficiente para não acreditar em mentira de político ou de um produto.
Se finge que acredita, cala-se para
sempre.
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|