São Paulo, sexta-feira, 16 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NELSON MOTTA

Ingênuos, imprudentes, imaculados

RIO DE JANEIRO - O ministro Luiz Gushiken disse que o esquema Valério nasceu antes de Delúbio, que apenas se apropriou, "ingenuamente", dele. "Eticamente, sob o ponto de vista pessoal, Delúbio não tem essa mácula. Foi imprudente ao mexer com caixa dois. Mas não é um PC Farias, a diferença é grande."
É mesmo. A operação financeira do projeto de poder do PT -em grande parte irrigado pela "ingenuidade" de Delúbio e a esperteza de Valério- fez muito mais mal ao país e às instituições democráticas do que as roubalheiras burguesas de PC Farias. Os dois prejuízos são incalculáveis e irrecuperáveis, mas o do esquema PT-Valério deixa seqüelas muito mais graves e profundas na vida democrática, nos partidos e na classe política.
O álibi é constrangedor: se não houve ganho pessoal do criminoso, vale tudo. Pela "causa". Absolve nazistas, racistas, terroristas ...Eles também não têm essa "mácula" pequeno-burguesa da mão grande.
Para Gushiken, PC é um canalha, e Delúbio, um herói. Para PC, certamente Delúbio seria um otário metido a malandro, que deu com os burros n'água numa conspiração ingênua e imprudente para tomar o Estado. PC gargalharia ao ouvir que o PT, que não tinha dinheiro nem sequer para pagar sua folha de pessoal, assumiu dívidas de R$ 55 milhões. E que tudo era só caixa dois. Ah, esses amadores...
Aceite-se como verdade que Delúbio não roubou, embora pudesse roubar -como eles, os puros, acham que a maioria dos não-petistas faria. Dirceu e Gushiken não roubaram. Lula não roubou. No Brasil, essa obrigação fundamental virou uma rara e poderosa qualidade que absolve quase tudo. Até as tentativas de aparelhar e tomar o Estado, até as incompetências e demagogias do governo e de seu partido, que geram para a sociedade prejuízos muito maiores e além das roubalheiras.


Texto Anterior: Brasília - Eliane Cantanhêde: O fator Garotinho
Próximo Texto: José Sarney: Um terremoto que não valeu
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.