São Paulo, terça-feira, 17 de abril de 2001

Próximo Texto | Índice

A BOLSA REGRIDE

A Bovespa está encolhendo. Reportagem da Folha mostrou que o número de empresas listadas caiu de 550, em 1996, para 450, em março deste ano, o que é equivalente ao número do início dos anos 80.
Segundo analistas, as empresas estariam deixando o mercado acionário nacional por conta, entre outros motivos, da queda do valor das ações, dos elevados custos de manter uma empresa de capital aberto e das privatizações e fusões, que reforçaram o papel de empresas estrangeiras com capital aberto no exterior.
Nessas circunstâncias, empresas estrangeiras, por exemplo, estariam aproveitando o valor depreciado de suas ações para recomprá-las (fechar capital) e concentrar a obtenção de financiamentos em mercados internacionais mais poderosos.
Esse movimento se tornou praticamente inevitável com o avanço da globalização. No entanto, os grandes mercados acionários no exterior não estão disponíveis para empresas menores, pouco conhecidas e com menor capacidade de arcar com os custos de operações internacionais.
Assim, o mercado acionário doméstico continuará sendo importante se conseguir contribuir para financiar o crescimento de empresas de menor porte.
Esse mercado será mais eficiente quanto mais investidores e empresas estiverem interessados em participar do mercado acionário nacional. Por isso a aprovação da nova Lei das S.A. (que busca, por exemplo, incentivar a pulverização das ações através de mecanismos de proteção aos acionistas minoritários), a aproximação das regras internas ao padrão internacional e a redução dos custos de abertura de capital são mudanças que precisam ser consolidadas. Ademais, a queda dos juros e o crescimento econômico são fatores essenciais para também aumentar a atratividade das ações no Brasil.
Esse é o caminho para que o país crie as melhores condições para que seu mercado acionário se desenvolva a despeito de prováveis limitações.


Próximo Texto: Editoriais: A MANIA DA MORDAÇA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.