São Paulo, quinta-feira, 17 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

KENNETH MAXWELL

Verão na cidade

As manchetes são muito pessimistas hoje em dia, ao menos nos EUA e na Europa.
Um imenso vazamento de petróleo no golfo do México. A crise financeira continuada na Europa. O elevado desemprego e os imensos deficits fiscais. O quadro não é bonito.
A Copa do Mundo da África do Sul decerto alivia um pouco. Mas resta o fato de que, em todos os países desenvolvidos, há muito sobre o que sentir pessimismo.
É com grande alívio, portanto, que podemos saudar o início das celebrações do 25º aniversário do projeto "Summer Stage", em Nova York, produzido pela City Parks Foundation, uma organização de caridade que apoia programas gratuitos de esporte, educação e arte e ajuda a manter os parques de toda a cidade de Nova York como polos vivazes de atividade cívica.
Até o final de julho, mais de cem espetáculos de dança, teatro, poesia e ópera acontecerão no Central Park e em outros 16 parques locais, em todos os cinco distritos da cidade, de Manhattan ao Bronx e Staten Island.
A missão da City Parks Foundation é atrair o envolvimento das muitas e diversificadas comunidades que compõem a cidade e apresentar músicos, companhias de dança e obras teatrais a novas audiências.
O 25º aniversário celebrará as contribuições culturais de Nova York sob o título "NYC Revolutions", destacando o hip-hop, a salsa e o bebop. A salsa tem raízes em Cuba, mas foi definida e popularizada no South Bronx. Sete programas incluirão tributos a Fama All-Stars, Fania Records e Hector Lavoe.
O hip-hop surgiu no South Bronx, mas logo se espalhou por toda a cidade, e cada um dos distritos não demorou a estabelecer estilos e sons distintos. O bop encontrou um lar nas casas noturnas de NYC nos anos 40, e o Charlie Parker Jazz Festival celebrará o legado da música improvisada no Harlem e no East Village.
A dança é parte do "Summer Stage" desde o começo, e neste ano haverá apresentações do Alvin Ailey American Dance Theater Company e um espetáculo do Complexions Contemporary Ballet ao som da música de Billie Holiday.
Também acontecerão programas celebrando a África e o Haiti. O novo teatro contará com forte representação, e o mesmo vale para a Metropolitan Opera.
Na semana passada, o 8th Annual Cine Fest Petrobras Brasil teve como destaque "Oscar Niemeyer - Life as a Breath of Fresh Air". Na semana que vem, temos o "CareFusion Jazz Festival", com "The Stanley Clarke Band with Hiromi".
A programação promete ser uma esplêndida celebração de 25º aniversário em um período de incertezas.


KENNETH MAXWELL escreve às quintas-feiras nesta coluna.

Tradução de PAULO MIGLIACCI.


Texto Anterior: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Contra a maré
Próximo Texto: TENDÊNCIAS/DEBATES
Paulo Vannuchi: País não pode tolerar trabalho escravo

Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.