São Paulo, quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Ditadura
"Graças à reportagem "Fotos mostram corpos de guerrilheiros do Araguaia" (Brasil, ontem, pág. A10), ficou definitivamente comprovado que, na guerra de extermínio que moveram contra os guerrilheiros do PC do B, os militares deram sumiço no corpo do médico João Carlos Haas Sobrinho.
No entanto, diz a reportagem, "procurados pela Folha, o Ministério da Defesa e o Exército informaram que não se pronunciariam sobre as fotos". Ou seja, nada têm a dizer sobre restos mortais que estiveram sob a guarda do Estado brasileiro e não foram entregues às famílias. Nenhuma satisfação a dar.
Nem justificativa, nem pedido de desculpas, nada. Até quando?"
CELSO LUNGARETTI , jornalista, escritor e ex-preso político (São Paulo, SP)

OAB
"O texto "OAB arquiva ação contra advogado de Dantas" (Brasil, ontem), assinada pela conceituada jornalista Lilian Christofoletti, é, no mínimo, desonesta para com seus leitores. O texto omite que a representação disciplinar contra o advogado Nélio Machado foi liminarmente arquivada pelo presidente nacional da OAB, Cezar Brito, e que eu recebi o expediente como uma questão ofensiva ao trabalho profissional daquele advogado.
A jornalista sabia disso, pois conversou comigo, e eu indiquei-lhe o site Consultor Jurídico para que tivesse ciência da íntegra do voto.
Mais grave é o fato de a jornalista omitir que o voto proferido foi acolhido e aclamado por unanimidade pelo Conselho Federal da OAB.
Diferentemente do jornal "O Estado de S. Paulo", que noticiou o mesmo fato, a Folha deu ao leitor a impressão de que havia um comprometimento meu por representar a OAB na defesa de vários advogados perante o STF. Enfim, uma reportagem tendenciosa, preconceituosa e ofensiva com quem procurou colaborar com a jornalista."
ALBERTO ZACHARIAS TORON , presidente da Comissão Nacional de Prerrogativas da OAB (São Paulo, SP)

Resposta da jornalista Lilian Christofoletti - A reportagem, que registra a aprovação do relatório pelo plenário da OAB, relata o fato de que o missivista atua como advogado de Nélio Machado no STF, sendo ao mesmo tempo juiz do processo disciplinar envolvendo o próprio advogado na OAB.

 

"Não é necessário ter formação em direito para saber que é uma aberração um advogado de defesa de uma pessoa ser também o relator da absolvição em processo disciplinar que envolve essa mesma pessoa ("OAB arquiva ação contra advogado de Dantas", Brasil, ontem).
O que está acontecendo com a OAB? Perdeu o rumo?"
MÁRCIA MEIRELES (São Paulo, SP)

O ser humano
"Não quero reclamar nem sugerir nada, apenas manifestar meu desapontamento com o ser humano após ler o texto "Prédio nega a deficiente vaga de garagem com acesso fácil" (Cotidiano, 13/ 9), sobre moradores de um prédio que negaram uma vaga "privilegiada" a uma moradora com deficiência física."
GRAÇA FUSQUINE (São Paulo, SP)

Fumo
"Sou contrário ao tabagismo mas discordo da opinião de William Roger dos Santos ("Fumo", ontem). O governo não deve deixar de tratar a saúde dos tabagistas. Mas deveria passar a fatura (R$ 380 mi/ano) à indústria do fumo e aumentar os impostos do nocivo produto."
EDUARDO MUZZOLON (Cascavel, PR)

Índios
"Em relação à opinião de James Anaya a respeito da Declaração sobre os Direitos dos Povos Indígenas ("Direitos dos índios não são ameaça", 15/9), há que se registrar o seguinte: 1) a criação de "territórios" indígenas e a transformação de tribos em "nações" indígenas não encontra respaldo na Constituição de 1988, conforme se lê no art. 231, que disciplina a demarcação de terras para tribos indígenas; 2) a declaração da ONU possibilita a criação de quistos étnicos ao admitir que, nos seus "territórios", as "nações" indígenas aplicarão direito próprio e neles não se desenvolverão atividades militares (art. 30), não se respeitando nesses "territórios" as fronteiras internacionais criadas pelos não-índios (art. 36); 3) leis o Brasil já as tem demais, cabendo aos governos que se sucedem cumpri-las, inclusive no que toca aos índios."
NEWLEY A. S. AMARILLA (Campo Grande, MS)

Petróleo e educação
"A reportagem "Verba do petróleo não melhora nível da escola pública" (Cotidiano, 15/9) revela que dinheiro não é condição suficiente, ainda que necessária, para a melhoria do ensino. Além disso, os royalties recebidos pelos municípios não foram usados exclusivamente na melhoria do ensino -se é que foram utilizados com essa finalidade.
Aqueles resultados não comprometem a proposta de Lula de utilizar os recursos obtidos com a exploração do petróleo do pré-sal em políticas públicas específicas para melhorar a educação do país.
Esta é uma proposta revolucionária, que nunca foi assumida pelo Estado em favor da educação pública das camadas populares."
MIGUEL HENRIQUE RUSSO , professor da Universidade Nove de Julho (Bragança Paulista, SP)

Economistas
"Economistas, assim como índios, são inimputáveis. Vejamos Alan Greenspan, por exemplo.
Enquanto esteve no Federal Reserve, o cassino funcionou a todo o vapor, debaixo do seu nariz e com o seu beneplácito.
Agora, do outro lado do balcão, totalmente imune a qualquer responsabilização, deita falação, dizendo que uma crise dessas ocorre de 50 em 50 anos ou a cada século.
Essa é a única profissão no mundo com direito a autopsiar as suas próprias vítimas."
FELÍCIO LIMEIRA DE FRANÇA (Recife, PE)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Hugo de Zela: O Peru em São Paulo

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.