São Paulo, domingo, 17 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Duda ama Serra

SÃO PAULO - Longa vida a José Serra. Se o leitor parar para pensar e tentar enxergar além da bruma, verá que esse é, no fundo, o novo slogan de Duda Mendonça para a campanha de Marta Suplicy. Absurdo?
Nem tanto. Veja que:
1 - Pelo menos no momento, o foco do PT não é mais dizer que Serra seria um desastre para São Paulo.
2 - O desastre só viria se Serra renunciasse ou morresse, caso em que assumiria Celso Pitta, pela interposta pessoa de Gilberto Kassab, o vice de Serra.
3 - Logo, longa vida a Serra.
É o que dá perder o discurso e a mão política e conferir ao marketing o papel central.
O problema da aliança Serra/Kassab de fato existe. Quem pretende fazer uma boa gestão não chama para viajar junto alguém que participou da mais desastrosa administração da história recente e não tão recente da cidade, ainda mais se essa pessoa está também sob investigação por aumento do patrimônio.
Mas o PT perdeu o direito moral de condenar esse tipo de alianças nos adversários. A cronologia recente é devastadora para o partido de Marta: na mesma noite em que ela iniciava a operação "delenda Kassab", o chefe de seu partido, presidente Luiz Inácio Lula da Silva, jantava com ninguém menos do que Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB.
Lembra-se? Foi um dos grandes comandantes da tropa de choque de Fernando Collor, o mais desastroso presidente da história republicana, o único devidamente condenado, justamente por falta de decoro.
No dia seguinte ao debate, quem declarava apoio a Marta? Paulo Maluf, sim, ele mesmo, o criador e avalista da candidatura Celso Pitta. Sim, ele mesmo, o "nefasto", segundo a expressão usada por Marta.
Se o problema é a salada partidário-ideológica, a única propaganda válida é aquela do PSTU, o partido trotskista, quase testemunhal, que mistura todo mundo no mesmo saco -menos eles, claro.


Texto Anterior: Editoriais: DIREITO A NÃO TER DOR

Próximo Texto: Brasília - Eliane Cantanhêde: O ano que vai começar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.