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São Paulo, quarta-feira, 17 de dezembro de 2003

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RESULTADO DO PROVÃO

Foi uma boa providência a do Ministério da Educação (MEC) de divulgar o provão de 2003 com duas notas, uma absoluta (o desempenho de cada área numa escala de 0 a 100) e outra relativa (a posição de cada curso em relação a seus concorrentes). Embora a nova metodologia possa criar confusão, ela tem o mérito de reconhecer que a avaliação é um processo complexo, menos claro do que gostaríamos.
Até aqui, o MEC divulgava apenas a posição relativa. Para um curso ficar com conceito A, não era necessário que seus alunos se saíssem bem na prova, isto é, que resolvessem mais do que 80% das questões. Bastava que suas notas médias se situassem no topo do conjunto de formandos. Por exemplo, para ficar com A no provão de 2002, um curso de engenharia mecânica precisou atingir uma nota absoluta de 21,5. Em 2003, essa nota saltou para 43,2. A conclusão, inescapável, é que a prova de 2002 foi mais difícil que a deste ano.
Como bem observa o MEC, tanto o conceito relativo quanto o absoluto são incapazes de isoladamente passar um retrato confiável do curso que pretendem avaliar. Estar entre os primeiros (o A da nota relativa) é um indicador importante, mas não significa que os alunos tenham recebido uma boa formação, pois, em tese, é possível ficar com o conceito máximo na escala relativa mesmo tirando notas baixas.
Também o conceito absoluto, tomado sozinho, não significa muita coisa. Como as provas não são elaboradas com vistas a medir uma suposta formação mínima (noção que daria margem a polêmicas intermináveis) e não têm a preocupação de manter o mesmo grau de dificuldade de um ano para o outro, pode-se esperar grandes variações que não significarão que os alunos melhoraram ou pioraram substancialmente.
É assim que se devem ler os resultados de 2003. O fato de 70,1% dos cursos não terem apresentado médias superiores a 40 não quer dizer que a população deve desconfiar da maioria dos profissionais que se formaram neste ano. É mais razoável supor que as provas propostas a vários cursos foram mais difíceis.


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