UOL




São Paulo, sábado, 18 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FERNANDO RODRIGUES

Um governo fortíssimo

BRASÍLIA - O governo Lula começou com alguns tropeços sérios. O ministro dos Transportes, Anderson Adauto, está encrencado com acusações de corrupção. Falou-se em bomba atômica. A reforma da Previdência é formatada de acordo com o soprar do vento das corporações.
Essas trapalhadas podem dar a falsa impressão de fragilidade do Palácio do Planalto. Na prática, ocorre o oposto. Lula tem um governo fortíssimo do ponto de vista político. Pode se tornar até mais vitaminado do que foi o de FHC.
Sem fazer juízo de valor sobre o método de rolo compressor utilizado, Lula deve conseguir eleger duas pessoas de sua confiança para presidir a Câmara e o Senado -João Paulo Cunha (PT-SP) e José Sarney, respectivamente (PMDB-AP).
FHC também sempre teve alguém de sua base de apoio no comando das Casas do Congresso. Mas nada comparado ao poder que Lula terá para manipular no Congresso -basta lembrar os problemas do tucano com Sarney e ACM no Senado.
O petista vai nomear três ministros para o Supremo Tribunal Federal neste ano. No ano que vem, mais um. Em oito anos no Palácio do Planalto, FHC nomeou apenas três ministros para o STF, sendo que o último deles foi apenas no meio do ano passado.
O núcleo duro de apoio de Lula no Congresso será muito mais coeso do que foi o de FHC. A começar pelo partido âncora, o próprio PT, que terá 92 deputados a partir de fevereiro e será disparado o maior agrupamento da Casa.
Lula tem, é verdade, uma descomunal desvantagem em relação a FHC. O tucano governou parte de seus dois mandatos com o real valendo perto de um dólar. O petista enfrenta uma grave crise econômica.
A grande questão é se o maior poder político de Lula em relação a FHC compensará os problemas na área econômica. Como é um cenário novo para a jovem democracia brasileira, é melhor não fazer prognósticos a respeito. O tempo vai responder.


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: Liderança é dinheiro
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Gabriela Wolthers: Bem contra o mal?
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.