São Paulo, quinta-feira, 18 de julho de 2002

Próximo Texto | Índice

O MOMENTO POLÍTICO

A julgar pelos resultados da pesquisa Ibope divulgada terça-feira, perdurou o movimento de ascensão do candidato à Presidência Ciro Gomes. O ex-governador do Ceará ocupa o segundo lugar.
Já surgem especulações acerca de um segundo turno sem Lula. Embora esse cenário não seja descartável, a queda do petista, até aqui, não foi capaz de retirá-lo do primeiro lugar nas pesquisas (com diferença superior a dez pontos percentuais sobre o segundo colocado); tampouco o fez baixar do patamar próximo a um terço da preferência do eleitorado, percentual obtido no pleito de 1998.
A principal questão suscitada pelas pesquisas mais recentes é a dúvida quanto à consolidação eleitoral do candidato governista. No primeiro semestre, José Serra superou uma série de divergências para firmar-se como candidato da situação e obter o endosso da cúpula do PMDB. Esse processo foi facilitado pela subida de Serra nas pesquisas de intenção de voto, passando a impressão, naquele momento, de que ele seria o pólo oposto ao petismo de Lula.
Tendo agora sido ultrapassado por Ciro Gomes, José Serra volta a lidar com problemas de respaldo político que dizem menos respeito, ao menos por ora, a questões internas a sua aliança. Embora Ciro exiba face oposicionista, parte das forças que o sustentam provém de grupos sociais conservadores que apoiaram a eleição e o governo de Fernando Henrique Cardoso -o que se reflete, no terreno partidário, no apoio que Ciro obtém do PTB e de lideranças do PFL. Parte dessa elite conservadora, preocupada sobretudo em evitar a vitória de Lula, poderá se convencer a apoiar a candidatura de Ciro Gomes caso a trajetória do ex-governador do Ceará nas pesquisas se mantenha.
Decerto a fase decisiva do processo sucessório começa apenas em 20 de agosto, com o início da propaganda eleitoral no rádio e na TV. Até lá, porém, é provável que o país assista a uma intensa batalha pelo respaldo político e financeiro do conservadorismo entre as candidaturas de José Serra e de Ciro Gomes.


Próximo Texto: Editoriais: A QUEDA DOS JUROS
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.