UOL




São Paulo, domingo, 19 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

Contra a guerra
"Neste momento em que os senhores da guerra ameaçam colocar o resto do mundo a seus pés, ditando aos demais governantes e povos um limite maniqueísta de opinião, é preciso que os pastores desarmados e avessos ao "olho por olho" levantem as suas vozes."
Everton de Almeida (Brasília, DF)

"Os povos do mundo devem se unir na luta contra as ameaças de guerra promovidas pelo imperialismo norte-americano. Uma guerra não interessa a ninguém, exceto aos magnatas do petróleo e aos setores ligados à indústria armamentista dos Estados Unidos."
José Lourenço Cindra (Guaratinguetá, SP)

Celso Daniel
"Faz um ano do desaparecimento de Celso Daniel. Espero que a data não passe despercebida. Ele construiu uma história de lutas e foi um dos melhores prefeitos do ABC paulista."
Valdir Fernandes (Osasco, SP)

Ler a Folha
"Tenho acompanhado as matérias do jornal sobre o governo Lula com crescente revolta. Penso que, finalmente, a Folha mostra sua cara elitista. Os editoriais, as reportagens (assinadas ou não) e as colunas são de uma má vontade incrível para com o novo governo. Com toda sinceridade, eu não consigo mais ler a Folha. Desisto."
Gilda Lima (São Paulo, SP)

"Ler a Folha, como faço todas as manhãs avidamente, constitui um exercício do espírito democrático. Deve servir de treinamento para a nossa capacidade de conviver com opiniões divergentes -de saber aceitar que elas tenham espaço. Isso nos engrandece e nos permite aperfeiçoar o tal do espírito democrático, sem o qual nos tornamos pequenos ditadores das opiniões alheias."
Eduardo Guimarães (São Paulo, SP)

Apenas a verdade
"No artigo de Clóvis Rossi de 14/1 (pág. A2), há uma dúvida sobre o discurso de Lula. Deve ser usado o mesmo discurso em Porto Alegre e em Davos ou mudanças de conteúdo devem efetuadas? Nós, cidadãos brasileiros, humildes espectadores interessados apenas na busca da felicidade, não teríamos dúvidas em decidir tão intrincada equação. Queremos a verdade sem máscaras nem frases de efeito (já estamos cansados delas) e sem preocupação com a forma mais correta de adaptar as palavras ao contexto. Queremos um discurso único."
Maria de Fátima A. Pellicioli (São Paulo, SP)

Conservação das rodovias
"A conservação das rodovias, tanto federais como estaduais, vem dando uma canseira aos responsáveis pelo setor. Entendemos que a melhor solução seria confiar esse encargo aos sindicatos de transportadoras de carga e aos sindicatos de transporte de passageiros. O governo autorizaria um consórcio formado por eles, conferindo-lhe poder de cobrar pedágio. O consórcio, por sua vez, contrataria empreiteiras especializadas no serviço de conservação das estradas."
Francisco Luiz Teixeira (Governador Valadares, MG)

Pobreza ao lado
"Sr. presidente, a pobreza mora ao lado, como diz o cartaz dos manifestantes em Brasília. Aqui em São Paulo, não precisamos de políticos interessados em mostrar a pobreza ao país, mesmo porque ela está em todas as esquinas, debaixo dos viadutos, nas favelas, nos hospitais públicos etc. Acorda, sr. presidente!"
Ricardo Bertini Filho (São Paulo, SP)

Eleições nos EUA
"A ascensão de Joseph Lieberman a pré-candidato à Presidência dos EUA pelo Partido Democrata constitui, sem dúvida, um tapa com luva de pelica do Todo-Poderoso na face daqueles judeus que, aportados na terra do tio Sam, acharam por bem abrir mão de sua rica herança espiritual em nome de facilitar, ou viabilizar, sua escalada social -isso após terem fugido de inúmeras perseguições em seus países de origem. Lieberman não abriu mão de nada."

Zalman Girtman (São Paulo, SP)

Funcionalismo de SP
"Em resposta à carta da leitora Sônia Takeda, publicada no "Painel do Leitor" no dia 11 último, no que se refere aos funcionários da saúde, temos a esclarecer: 1) Os servidores estaduais da saúde receberam aumento salarial em forma de gratificação, que é considerada para fins de cálculos dos proventos de aposentadoria, exceto a gratificação de assistência e suporte à saúde (R$60,00). 2) O impacto dessas medidas representou um aumento de 140% no salário médio do servidor da saúde, em 2002 com relação a 1995, valor este superior à inflação do período. Evidencia-se, portanto, um equívoco na afirmação da sra. Takeda de que os aumentos concedidos na gestão Covas/ Alckmin não cobriram as perdas salariais, bem como seu impacto no cálculo dos proventos de aposentadoria." Karla Terra, assessora de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde (São Paulo, SP)

Código Civil
"Vale alertar a todos que o novo Código Civil tramitou no Congresso Nacional por várias legislaturas. Notamos a ausência de casos novos, tais como a clonagem e os negócios eletrônicos. Na atualidade, há casos como maternidade biológica decorrente de barriga de aluguel. Quem é a mãe biológica: a que doou óvulo ou a que alugou o útero? Como fica a questão do direito acerca da ascendência genética? Quem teria a guarda do nascituro? De quem se exigiria a pensão? Não vislumbro no novo código respostas para essas indagações."
José Lúcio Fernandes (Juiz de Fora, MG)

Combate à fome
"Esse negócio de fome zero é bobagem. Basta de paternalismo! Tem que ensinar o faminto a pescar e não dar o peixe! Um sujeito que não é muito chegado ao trampo, se arrumar um paizão que lhe dê comida, vai trabalhar?"
Benedito Coladello (Guarulhos, SP)

Inclusão cultural
"A proposta de inclusão social que será abraçada pela Secretaria Estadual de Cultura, comandada pela secretária Cláudia Costin, é uma das bandeiras do movimento negro. Mas é preciso que isso não fique só na responsabilidade governamental. Os militantes têm que ir às ruas para que as mudanças aconteçam."
Elisa Lucas Rodrigues (Barretos, SP)

Horário de verão
"O horário de verão, que foi adotado no governo FHC, é uma palhaçada. Não resolve nada e só prejudica o organismo dos mais idosos. O povo espera mudanças no governo Lula!"
Alcides Quintana (Araraquara, SP)



Texto Anterior: Miriam Chnaiderman: Rua: espaço de diversidade e criação

Próximo Texto: Erramos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.