São Paulo, sexta-feira, 19 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Delenda Ciro

SÃO PAULO - A palavra de ordem no QG de José Serra é uma só: "desmistificar Ciro Gomes", o candidato da Frente Trabalhista.
Todas as demais providências anunciadas após a reunião de emergência de anteontem (botar a campanha na rua, usar mais o presidente Fernando Henrique Cardoso etc.) são secundárias ou periféricas.
A avaliação para valer é a de que Serra só retoma o rumo do segundo turno se sua campanha conseguir provar que Ciro é um "farsante", qualificação que lhe aplicam incontáveis lideranças tucanas.
É fácil ou ao menos possível produzir tal prova? Os tucanos, como é óbvio, acham que sim. Não estou tão seguro, no entanto.
Primeiro, não consta, até agora, nenhuma acusação grave contra Ciro no território das maracutaias. É curioso, aliás, que tenha sido o ex-senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), hoje aliado de Ciro, quem lhe fez as críticas mais duras.
Acusado por este de "sujo como pau de galinheiro", ACM devolveu: "Ele precisa explicar primeiro como vive, porque ninguém acredita nesse negócio de R$ 5.000 por conferência. Isso é conversa fiada". Acrescentou, sobre o Canal do Trabalhador, obra de Ciro em sua passagem pelo governo do Ceará: "É pior obra já feita no Brasil, sem licitação e sem nenhuma vantagem para o povo".
Mas, repito, nesse capítulo Ciro tem escapado sem grandes problemas, eleição após eleição.
É, pois, razoável supor que os canhões tucanos se voltarão para mentiras eventuais de Ciro. Aí, o terreno pode ser mais fértil. O candidato do PPS tem uma forte tendência, por exemplo, a exagerar o seu próprio papel e a minimizar o de Fernando Henrique no Plano Real.
O que complica o jogo, de um lado e de outro, é que estiveram juntos, no mesmo partido, até recentemente. Agora, usam as palavras mais pesadas um para com o outro. Fogo cruzado faz vítimas imprevisíveis.



Texto Anterior: Editoriais: LEI DE TALIÃO

Próximo Texto: Brasíalia - Eliane Cantanhêde: A Ciro o que era de Roseana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.