UOL




São Paulo, terça-feira, 19 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BRASIL OLÍMPICO

De um modo geral as avaliações sobre a participação da equipe brasileira nos Jogos Pan-Americanos, em Santo Domingo, convergiram para uma visão positiva. Foram conquistadas mais medalhas do que nas edições anteriores do evento, e o país cresceu como força esportiva na região.
É possível, como alguns avaliaram, que o avanço obtido possa ser parcialmente explicado pelos efeitos da chamada Lei Piva, que destina recursos de loterias para o Comitê Olímpico Brasileiro e as diversas federações. Ainda que bem-vinda, a lei é, no entanto, insuficiente. A atividade esportiva no Brasil ainda esbarra em problemas básicos, como a falta de maior enraizamento no circuito de escolas e universidades, a exemplo do que ocorre em outros países. É ali que os talentos podem mais facilmente aparecer e iniciar seu desenvolvimento.
A boa performance no Pan, no entanto, não deve nutrir ilusões quanto ao desempenho brasileiro na próxima Olimpíada, a ser realizada no ano que vem na Grécia. Como se sabe, o esporte olímpico do país, mesmo registrando progressos, tem muito a evoluir em comparação com o das principais potências mundiais.
Atenas poderá ser um bom termômetro com vistas ao Pan de 2007, quando o desafio será duplo, pois além de competidor, o Brasil será o organizador do evento. Com pretensões de tornar-se também sede de uma Olimpíada, o país, representado pela cidade do Rio de Janeiro, poderá ao longo da organização do próximo Pan melhor avaliar se de fato terá condições de promover um evento de tal magnitude.
A organização do Pan de 2007 merece o apoio da sociedade e das autoridades governamentais, mas deve ser acompanhada com rigor. Os riscos de desvios e irregularidades não são incomuns nessas ocasiões, mesmo em países tidos como mais evoluídos e menos corruptos.


Texto Anterior: Editoriais: SABOTAGEM NO IRAQUE
Próximo Texto: São Paulo - Clóvis Rossi: Quem te viu, quem te vê
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.