São Paulo, domingo, 19 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELIANE CANTANHÊDE

Vale tudo, até Lula

BRASÍLIA - Nas últimas reuniões do comando da campanha de José Serra à Prefeitura de São Paulo, os tucanos identificaram "um certo desespero", ou "uma visível insegurança" nos adversários do PT.
"Tanto eles estão inseguros que começaram a gastar cedo demais o maior trunfo deles, o Palocci", disse na quarta-feira o ex-ministro da Justiça de FHC José Gregori, que é do comando tucano. Referia-se ao uso de Palocci no horário de TV da prefeita Marta Suplicy.
Pois os tucanos ainda não tinham visto nada. O "maior trunfo" do PT não é Palocci, e sim Lula, que já entrou em campanha em carne e osso, nas inaugurações da prefeitura.
Enquanto Serra e Marta disputam os votos de Maluf, Marta tem o voto de Lula. Faz diferença. Principalmente diante das boas notícias na economia (afora o aumento de juros, que é abstrato) e das últimas pesquisas sobre o governo federal.
Conforme a CNI-Ibope divulgada na sexta-feira, tanto a confiança em Lula quanto em seu governo interromperam a tendência de queda que vinha desde 2003, subindo quatro pontos percentuais, cada uma, em três meses. Lula subiu de 54% para 58%. O governo, de 51% para 55%.
Ao desfazer-se a percepção de que o PT e Lula são muito bonzinhos, mas ruins de serviço ao administrar o país, eles poderão ser importantes reforços para a candidata. Inclusive para aproximar os índices eleitorais de Marta aos de aprovação à sua gestão na prefeitura.
Como se vê, o PT não está aí para brincadeiras na eleição, sobretudo na de São Paulo. Em vez de falar em "desespero" ou "insegurança" do adversário, o PSDB e Serra deveriam botar as barbas de molho. Até porque, depois de oito anos no poder, eles sabem bem qual o peso do governo e das vantagens da reeleição.
Serra segue favorito por causa dos trunfos no segundo turno, como a baixa rejeição e a maior capacidade de atrair votos de Maluf. Mas é cedo para apostas definitivas na principal capital do país.


Texto Anterior: São Paulo - Clóvis Rossi: Confissões
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Carlos Heitor Cony: Confissões
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.