São Paulo, sexta-feira, 20 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

O "Painel do Leitor" recebe colaborações por e-mail (leitor@uol.com.br), fax (0/xx/11/3223-1644) e correio (al.Barão de Limeira, 425, 4º andar, São Paulo-SP, CEP 01202-900). As mensagens devem ser concisas e conter nome completo, endereço e telefone. A Folha se reserva o direito de publicar trechos.

Mortes na Virgínia
"Achei a Folha de ontem sensacionalista por publicar, em sua Primeira Página, a foto do psicopata Cho Seung-hui.
Quem merecia foto de primeira página, uma foto de herói, é o professor Liviu Librescu, exemplo de altruísmo, morto por Cho. Librescu é o tipo de homem em que os covardes com duas armas nas mão deveriam espelhar-se."
CLAUDIR JOSÉ MANDELLI (Tupã, SP)

Operação Furacão
"Esse é o "furacão" que deveria estender-se por todo o país. Ah, mas que antes se construam milhares de penitenciárias. E a maioria delas com "celas especiais"."
ROSANGELA MARIA FERREIRA (Jaú, SP)

"Aparece com toda sua força e cinismo a conduta da elite brasileira quando lemos uma manifestação -tecnicamente irreprovável, é mister ressaltar- do representante do Instituto de Defesa do Direito de Defesa ("Painel do Leitor",18/4).
Todavia, apesar da apurada técnica na sua redação, para quem sabe ler nas entrelinhas a nota embute uma clara tentativa de evitar ou cercear os parcos meios de que dispõe a Justiça para conseguir levar adiante seu trabalho.
Sintomático disso é que jamais li manifestações semelhantes desse mesmo instituto em outros casos de menosprezo ao direito de defesa, notadamente quando o acusado era negro e pobre."
NEY PIMENTA (Vitória, ES)

Juros
"Uma redução de 0,02 ponto percentual nas taxas de juros é uma brincadeira com a nossa inteligência. Banco do Brasil e Bradesco a fizeram ("Três bancos anunciam corte de juros para empréstimos", Folha Online, 19/4). Uma redução desse "vulto" não deveria ser feita -e muito menos comentada."
FERNANDO SANTORO (São Paulo, SP)

Aborto
"Fico impressionado como o infanticídio intra-uterino (vulgo aborto) possui até mesmo uma associação com direito a ter uma secretária-executiva ("Painel do Leitor", 18/4).
Gostaria de saber quem irá representar os homens e mulheres que estão correndo risco de terem seus assassinatos legalizados somente porque seu nascimento viria atrapalhar os planos egoístas de seus pais.
Para os casos de estupro e de risco para a vida da mãe, a lei brasileira já permite que se tire a vida desses seres humanos. É compreensível que uma mulher não queira gerar um filho produto de um estupro, mas não muda o fato de que a criança, apesar de seu pai ser um animal bestial, continua a ser inocente.
O que não se pode compreender é que um casal que decida ter relações sexuais por livre e espontânea vontade seja capaz de mandar matar o filho gerado.
Hoje são as crianças não-desejadas que podem ter seus assassinatos legalizados. Quem serão os próximos? Os idosos? Os deficientes?"
OTONIEL MEYER GARCIA (São Paulo, SP)

Bingos
"A tardia decisão da Justiça de suspender o funcionamento dos bingos em São Paulo representa um espetáculo de papéis inversos ao que deveria ser exibido ao distinto público.
Em vez de o Judiciário determinar à PF que feche os bingos, é esta que o pressiona a rever suas decisões e decidir pelo fechamento, por meio da prisão de magistrados envolvidos com bingos e bicheiros."
JOEL GERALDO COIMBRA (Maringá, PR)

Educação
"É um absurdo que, enquanto nossas escolas públicas não têm dinheiro para dar um salário digno aos professores, para uma merenda de qualidade, para uma estrutura adequada de ensino, seja repassado dinheiro público para ONGs sem que seja realizado um efetivo controle dessa verba ("Prefeitura pagou cursos para "fantasmas", Cotidiano, 19/4).
Sou totalmente favorável a que a sociedade civil organizada cobre do governo para que o poder público cumpra o seu papel, mas o repasse de responsabilidades do Estado para o chamado "terceiro setor" deve ser repensado."
TARSO CABRAL VIOLIN, coordenador da pós-graduação em direito do terceiro setor do Centro Universitário Positivo -UnicenP-, mestre em direito do Estado pela UFPR (Curitiba, PR)

Trânsito
"Parabéns a Rosely Sayão pelo artigo de ontem no caderno Equilíbrio ("Trânsito e cidadania'). Sempre fui da opinião de que o trânsito de um país reflete o nível educacional de seu povo e, ao mesmo tempo, o seu censo de civilidade.
O trânsito nas grandes cidades brasileiras reflete o estágio de putrefação da nossa sociedade. Costumo dizer que o Brasil é um grande zoológico: existem os bichos que estão trancafiados em jaulas e os bichos que falam e estão soltos, circulando pelas ruas da cidades, atropelando, matando, desrespeitando as mais simples regras de civilidade."
MARCELLO PESCE (São Paulo, SP)

Reeleição
"Se nenhum dos outros bons argumentos pró-reeleição pesar, resta ainda aquele que nos faz refletir sobre o fato de que, se ao PT interessa o seu fim, então temos de ser contrários a ele."
MARA MONTEZUMA ASSAF (São Paulo, SP)

Lá e cá
"Enquanto o casal de bispos (sic) da Renascer está detido nos EUA, onde a Justiça se faz séria, por aqui já se pode ter uma amostra de como eles serão tratados assim que voltarem: já foi concedido um habeas corpus pelo STF em favor do casal mesmo eles ainda estando lá."
EDVALD WITZ (Santos, SP)

Leia mais cartas na Folha Online
www.folha.com.br/paineldoleitor

Serviço de Atendimento ao Assinante: 0800-775-8080
Grande São Paulo: 0/xx/11 3224-3090
www.cliquefolha.com.br

Ombudsman: 0800-15-9000
ombudsman@uol.com.br
www.folha.com.br/ombudsman


Texto Anterior: Arnaldo Niskier: Primavera em Tóquio

Próximo Texto: Erramos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.