São Paulo, quinta-feira, 20 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POLÍTICA TECNOLÓGICA

A experiência internacional em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias, processos e produtos mostra que o Estado desempenha um papel relevante na articulação de diferentes agentes. Com os recursos públicos disponíveis, integra-se o processo de inovação realizado nas empresas privadas, nas universidades e nos institutos de pesquisa.
O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) viabilizou 14 Fundos Setoriais de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -entre os quais de petróleo, energia elétrica, agronegócios, biotecnologia e infra-estrutura- para promover essa articulação. O MCT já colhe frutos dessa experiência. Trata-se da formação da rede de pesquisa do genoma do eucalipto, envolvendo sete universidades, os centros de pesquisa da Embrapa e 12 empresas de papel e celulose. Consolidou-se uma das maiores redes de pesquisa florestal do mundo.
Além disso, estão sendo criados novos instrumentos de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico no setor privado, quais sejam, a equalização de taxas de juros e a subvenção econômica direta. A Agência Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) poderá realizar empréstimos a juros subsidiados para empresas que desenvolvam projetos de inovação tecnológica. Esses recursos também poderão ser aplicados em participação minoritária em pequenas empresas de base tecnológica.
A Finep foi autorizada ainda a participar de fundos de capital de risco a fim de estimular a presença do capital privado no financiamento de atividades de apoio à pesquisa -visando a tornar mais atraente essa modalidade de aplicação. Enfim, os novos instrumentos desenvolvidos pelo MCT procuram reduzir o risco de capital envolvido com a pesquisa. Sem dúvida, essas novas modalidades de operação podem potencializar o sistema público e privado de ciência e tecnologia e proporcionar um ambiente mais favorável à inovação.


Texto Anterior: Editoriais: O IMPENSÁVEL ACONTECE
Próximo Texto: Editoriais: DENGUE EM INGLÊS

Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.