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Acomodação esboçada
AS VENDAS DO comércio varejista seguem fortes, mas
já esboçam a transição a
um ritmo de expansão mais moderado. Foi o que sugeriu o resultado relativo a abril da pesquisa
mensal realizada pelo IBGE. Divulgado na terça-feira, o levantamento apurou aumento de apenas 0,2% do volume das vendas
na comparação com março.
Esse resultado agregado refletiu comportamentos bastante
contrastantes entre os vários tipos de estabelecimento pesquisados. O agrupamento que reúne
híper e supermercados e lojas
que vendem sobretudo produtos
alimentícios, bebidas e fumo teve pequena queda das vendas de
março para abril. Há indícios de
que o forte aumento dos preços
dos alimentos pesou na perda de
ímpeto desse segmento, que responde por metade das vendas do
comércio varejista como um todo. O fato de que a escalada dos
preços dos alimentos teve prosseguimento depois de abril sugere que, a curto prazo, o segmento
terá dificuldades para redinamizar suas vendas.
Já os estabelecimentos dedicados à comercialização de bens
duráveis -como eletrodomésticos e computadores- continuaram, em abril, a ostentar crescimento bastante expressivo do
volume vendido. Os grandes impulsionadores desse movimento
têm sido o aumento do emprego,
a progressiva elevação da renda
e, especialmente, a farta oferta
de crédito. Os sinais de que a
oferta de crédito cresceu menos
a partir de maio sugerem que o
ritmo de alta das compras de duráveis, que se mantém bastante
forte há um bom tempo, também
poderá arrefecer.
Essa perspectiva de acomodação do consumo de bens é favorável para o controle da inflação.
Mas a força do choque de custos
de alimentos, metais e petróleo
recomenda cautela. É saudável
que o governo cogite medidas
que possam complementar (e,
portanto, moderar) o movimento de aumento de juros. Uma
contenção do gasto com o custeio da máquina pública, se mostra cada vez mais recomendável.
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