|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Editoriais
editoriais@uol.com.br
Recado do Enem
Devem ser analisados com cautela os rankings de desempenho
das escolas no Exame Nacional do
Ensino Médio do ano passado,
que acabam de ser divulgados.
Como a prova -usada por parcela das universidades e faculdades públicas para selecionar alunos- não é obrigatória, a maior
ou menor adesão de estudantes ao
processo seletivo tende a influenciar o resultado dos colégios.
Um alto índice de abstenção,
por exemplo, pode contribuir para
que apenas uma "elite" de alunos
de determinada escola seja responsável pelo retrato de seu desempenho educacional.
Se problemas intrínsecos de
comparação não bastassem, o
exame de 2009 foi atípico. O último Enem teve a maior abstenção
da história -quase 40% dos inscritos. O vazamento das questões
forçou o adiamento do teste. Universidades importantes desistiram de aproveitá-lo em seus processos seletivos -e muitos estudantes se desmotivaram.
Com tantos fatores a embaralhar a performance individual das
escolas, tornam-se ainda mais significativas as constâncias encontradas no Enem nos últimos anos.
São públicas, em maioria esmagadora, as piores escolas no exame. E ainda que variem bastante
os nomes dos centros de excelência no topo do ranking a cada ano,
eles são, em regra, particulares.
As exceções são as escolas públicas que conseguem selecionar
seus alunos, por meio de testes.
Esses centros de excelência podem se dar ao luxo de escolher os
melhores estudantes, o que cria
um ciclo virtuoso para a qualidade de seu ensino. Da mesma forma
se constata um ciclo de mazelas
nas escolas estaduais e municipais das regiões mais pobres.
A difícil tarefa de gestores públicos, diretores e professores é fazer com que seus alunos consigam
superar condicionamentos externos aos muros da escola. Exames
como o Enem têm permitido identificar métodos que contribuem
para isso, ao elevar o aproveitamento dos estudantes.
Resta levar esse conhecimento
aos professores e diretores de cada escola pública. E incentivá-los
-financeiramente, inclusive- a
perseguir o objetivo de melhorar o
desempenho de seus alunos.
Texto Anterior: Editoriais: Indio no ataque Próximo Texto: São Paulo - Fernando de Barros e Silva: "Serra Palin" Índice
|