São Paulo, domingo, 21 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR


Telecomunicações
"O artigo do ministro das Comunicações, Juarez Quadros do Nascimento, intitulado "O modelo das telecomunicações" ("Tendências/Debates", 17/7) é bem ilustrativo da forma amigável e cortês com que o Brasil trata o capital estrangeiro no caso da Embratel. É inacreditável que uma empresa com controle norte-americano esteja causando tanta celeuma num mercado tão importante e que se desenvolveu maravilhosamente nos últimos anos. O povo do Brasil quer concorrência nos serviços de telecomunicações para que o preço diminua e para que uma parcela maior da população possa usufruir desses serviços. Recorrer ao Judiciário num caso como este é um ato descabido."
Antonio Varandas (São Paulo, SP)

"Bira"
"Parabenizo a Folha pela página editada em 18/7 em homenagem ao grande astro do basquete brasileiro (Esporte). Tive a felicidade de ver de perto durante longos anos as atuações do grande astro, já que fui mesário da Federação Paulista de Basquete. Pude ver suas atuações nos ginásios do Ibirapuera, do Corinthians, do Palmeiras, do Sírio e do Tênis Clube de Campinas, entre outros. Quem viveu aquele período pode avaliar o que foi o grande Bira e certamente sentirá a sua falta."
João Makarian (São Paulo, SP)

Eleições
"Votar nas idéias de um partido e não no candidato? Isso pode acontecer numa democracia de Primeiro Mundo, não no Brasil, onde o vale são o aspecto físico, a posição social, a vestimenta, o sorriso postiço, a companhia escolhida a dedo, o abraço nas ruas, os beijos nas faces das criancinhas maltrapilhas, a linguagem populista. E, se possível, tudo acompanhado de bandeiras, de fogos de artifício, de bandas de música e de artistas gritando "já ganhou"."
Ewaldo José Romão da Cunha (Campinas, SP)

"O candidato José Serra ainda não se deu conta de que dentro do próprio PSDB há muita gente infiel. É inadmissível ver tucanos como o governador Geraldo Alckmin e o deputado Aloysio Nunes Ferreira subirem sem a menor cerimônia em palanques adversários. Andam pelas ruas e avenidas com prefeitos que apóiam outros candidatos e que, nas barbas deles e ao lado deles, pedem votos para Ciro ou para Lula. Não reagem e ainda sorriem. Na verdade, estão apenas preocupados com a própria reeleição e na expectativa de que tais prefeitos traiam os candidatos de seus respectivos partidos."
Homero Gomes Silveira (Bauru, SP)

Santo André
"Estranho esse caso de corrupção na prefeitura de Santo André. Tem CPI, tem investigação paralela, vinganças, pragas e maldições. Até agora, nada se provou. Ou quase nada, porque uma coisa, ao menos, está mais do que provada: são culpados todos os empresários que, travestidos de vítimas, se apresentaram para cumprir o dever patriótico de denunciar os abusos do poder. Um abuso do qual eles são co-partícipes, um arranjo do qual se serviram fartamente, em proveito próprio, para a obtenção de lucros sabe-se lá de que tamanho. Agora, eles se exibem à mídia como heróis imolados, sacrificados, vitimados por uma corrupção que querem fazer crer que é via de mão única. Réus confessos, compraram o que sabiam ser legalmente invendável. Cometeram um crime. E daí? Para eles fica apenas "muito obrigado" pela cooperação?"
Jacqueline Vellego (São Paulo, SP)

São Paulo
"A prefeita de São Paulo acaba de aprovar as sub-prefeituras e criar 217 cargos de confiança sem concurso público para dar em troca de apoio político. A isso o PT costumava chamar de fisiologismo. A prefeitura realoca verbas da educação e da saúde para aplicar em publicidade. Duda Mendonça começa a cuidar da publicidade da prefeitura, e seus comercias são bem parecidos com os que fazia para seus antigos patrões, Maluf e Pitta. A máfia dos fiscais continua atuando, os ônibus continuam sujos e velhos. As passagens continuam sendo as mais caras do país. A cada dia que passa, o governo de Marta Suplicy fica mais parecido com o de Pitta. Depois as pessoas não entendem por que Maluf lidera folgadamente as pesquisas de intenção de voto para o governo do Estado de São Paulo e o deputado José Genoino está empacado em último lugar. A isso podemos chamar de efeito Marta Suplicy e as mudanças de perfil do PT."
Juliano Grimaldi (São Paulo, SP)

Beautiful people
"Platéias elegantes e extasiadas aplaudem os modelos da coleção primavera/ verão exibidos no São Paulo Fashion Week. Numa dessas noites, como mostrou o noticiário, um biquíni foi anunciado pelo módico valor de R$ 50 mil -ou seja, em cifras populares, exatamente 250 salários mínimos. Um bom assunto de reportagem seria informar a nós, leitores, qual teria sido o pagamento que camareiras, faxineiras, seguranças etc. receberam durante essa deslumbrante jornada do "beautiful people" paulistano. Parece, assim, que a "crise social" que vive o país não atinge igualitariamente todas as suas camadas sociais."
Carola Poncel (Bauru, SP)

TV e cultura
"Acho pertinente esclarecer ao leitor Felipe Ximenes (TV Folha, pág. 2, 14/7) que a função de transmitir cultura é, antes de mais nada, tarefa da escola. A TV contribui para isso, mas não é a sua função principal. Além disso, decidir se algo transmite ou não cultura é tão complexo que dá uma excelente polêmica. A TV procura oferecer entretenimento e informação (que também é cultura) e, dentro disso, os programas citados pelo leitor cumprem o seu papel."
Luis Saviolli (Mococa, SP)



Texto Anterior: Eloi S. Garcia: Ciência, invenção, inovação
Próximo Texto: Erramos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.