UOL




São Paulo, sexta-feira, 22 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PAINEL DO LEITOR

Comparação com Maluf
"Não costumo responder a notícias de jornal ou tecer comentários sobre análises de colunistas. Hoje, porém, fugirei ao meu padrão de comportamento. Repilo a comparação com o ex-prefeito Paulo Maluf que o meu caro amigo Clóvis Rossi fez em sua coluna (Opinião, 19/8) e exijo respeito. Clóvis não é dono da verdade. Ao julgar as pessoas, como o jornalista me julgou, ele usa de escárnio. Clóvis Rossi julga que haja imoralidade na Câmara, mas essa é a opinião dele. Para emitir juízo de valor sobre as pessoas, ele precisa conhecê-las melhor. Acho lamentável o deslize profissional que Clóvis cometeu em sua coluna: errou."
João Paulo Cunha, presidente da Câmara dos Deputados (Brasília, DF)

Escola é o professor
"Desejo parabenizar o professor Mauro de Salles Aguiar pelo seu artigo publicado em "Tendências/Debates" ("Escola é o professor", 20/3). A sua visão de escola é responsável pela excelência do Colégio Bandeirantes, que ele dirige."
Paes Landim, deputado federal pelo PFL-PI (Brasília, DF)
 
"Mesmo sendo eleitor da prefeita Marta Suplicy, não há como não concordar integralmente com a opinião de Mauro de Salles Aguiar, que considera mais importante investir no professor (capacitação, remuneração etc.) do que em grandes obras como os CEUs (Centros Educacionais Unificados)."
Marcelo Lellis (São Paulo, SP)

Consultas na rede pública
"Com relação à matéria publicada no dia 19/8 sobre a desativação do serviço de 0800 para marcação de consultas com especialistas na rede pública de saúde da cidade de São Paulo, a Secretaria de Estado da Saúde esclarece: A alteração tem por objetivo facilitar a vida do usuário do SUS (Sistema Único de Saúde), que não precisará mais ligar pessoalmente para a central do Estado. As próprias Unidades Básicas de Saúde farão essa intermediação, caso o clínico-geral detecte a necessidade de o paciente ser consultado por um especialista. Os usuários só precisarão ir ao posto de saúde da prefeitura uma vez. A marcação de retornos será feita pelos próprios ambulatórios de especialidades do Estado. O novo sistema foi fruto de um acordo previamente estudado entre as secretarias estadual e municipal da Saúde. Acreditamos que a prefeitura esteja envidando esforços para ampliar a disponibilidade de clínicos-gerais em suas unidades básicas."
Vanderlei França, assessor de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde (São Paulo, SP)

TFP francesa
"A TFP francesa rejeita o qualificativo de seita empregado por Thiago Donnini, da paróquia São Benedito ("Painel do Leitor", 14/8). Esse insulto, numa sociedade que se quer democrática, é vazio de sentido e de efeitos jurídicos, além de ser discriminatório. Cada um dos membros da TFP professa publicamente seu pertencimento à santa Igreja Católica Apostólica Romana. A TFP não tem suas atividades coibidas na França: ela as desenvolve livremente, no estrito respeito da lei de Deus e dos homens, encontrando acolhida calorosa de muitos e oposição azeda de certos setores da "esquerda católica"."
Benoît Bemelmans, presidente da Tradição, Família e Propriedade na França (Paris, França)

Cigarro
"Com relação à reportagem de 11/8, sob o título "Cigarro caseiro ocupa espaço de falsificado", interpretamos que a citação da Cibahia ao lado de empresas que atuam de forma ilegal leva o leitor a concluir que ela também está em situação irregular. Como em nenhum momento fomos procurados pelo veículo, prestamos agora os esclarecimentos. O direcionamento dado ao texto e a qualificação de "caseiras" dadas a todas as empresas citadas são um desrespeito às indústrias de capital nacional que atuam no interesse do desenvolvimento econômico e social do país. A Cibahia é uma das poucas empresas nacionais a atenderem todas as determinações da vigilância sanitária, a um custo quase intolerável para o seu porte. A Cibahia está regular com suas obrigações fiscais e mantém rigoroso controle da selagem de seus produtos. Uma decisão judicial reconhece o direito de a Cibahia estar em atividade, corrigindo os efeitos danosos de uma cassação ilegal e arbitrária do seu registro especial pela Receita Federal. A situação da Cibahia, assim como a de quase metade das empresas de capital nacional que atuam no setor, demonstra que normas tributárias de menor escalão estão impedindo o exercício do direito da livre iniciativa em um segmento econômico extremamente concentrado, em prejuízo de toda a sociedade."
José Henrique Nunes Barreto, pela Cibahia Tabacos Especiais Ltda. (Itapevi, SP)

Museu imperial
"Com referência à nota publicada na coluna "Painel" de 15/8, gostaria de corrigir e complementar as informações veiculadas. O desvio de recursos praticado por uma funcionária do quadro do Museu Imperial foi devidamente apurado em processo administrativo por mim determinado em 16/10/2002 e encerrado em dezembro do mesmo ano. A funcionária confessou a prática ilícita, na qual não estavam envolvidos outros funcionários da instituição. O dinheiro desviado não correspondia a ingressos de excursões de escolas, como divulgado, mas, sim, ao pagamento dos serviços de monitoria prestados por seis monitoras especializadas. O processo, uma vez encerrado, foi encaminhado ao Ministério Público Federal, em cuja esfera está tramitando, e foi por este encaminhado à Polícia Federal, para o inquérito criminal. O processo administrativo foi encaminhado igualmente à Procuradoria Jurídica do Iphan, para obter um parecer, e encontra-se no momento no gabinete da presidência da instituição para despacho final. Enquanto aguarda o encerramento do processo e a aplicação das penalidades dele decorrentes, o funcionário público deve permanecer em serviço."
Maria de Lourdes Parreiras Horta, diretora do Museu Imperial (Petrópolis, RJ)

Queda dos juros
"Em curto período de tempo, o governo do presidente Lula reagiu às críticas de continuísmo e de falta de ousadia rompendo com a forma como seus antecessores administraram a política monetária do país ao promover o tão inesperado e expressivo corte na taxa de juros."
Eduardo Guimarães (São Paulo, SP)

Serviço ao assinante
"Num país onde muito se promete e pouco se cumpre, é com satisfação que venho parabenizar os serviços que a Folha oferece aos seus assinantes. Como ia viajar para fora do país, liguei para o serviço de atendimento ao cliente e pedi a suspensão do envio do meu jornal para os dias que estaria fora. Quando regressei, exatamente no dia marcado, recebi o jornal novamente. Passados poucos dias, pedi a transferência do envio do jornal para um outro endereço onde estaria por dez dias. Disseram que a transferência demoraria cinco dias úteis no máximo. Felizmente, ao fim de quatro dias, já estava recebendo o jornal no novo endereço. Gostaria ainda de elogiar o jornalismo da Folha, que luta pelos direitos do cidadão brasileiro e pela construção de um Brasil melhor. Poucos são os jornais no mundo que são respeitados e valorizados como a Folha. Parabéns pela amabilidade do atendimento e pela eficiência."
Nuno Miguel Gomes da Costa Brito Eusébio (São Paulo, SP)

Redução do ICMS
"Gostaria de parabenizar o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, pela redução do ICMS de 18% para 12% para as empresas têxteis. São ações como essa que podem trazer de volta o crescimento da economia e promover a geração de empregos."
Luiz Claudio Zabatiero (Campinas, SP)


Texto Anterior: Moreira Franco: Da fracassomania à sucessofobia

Próximo Texto: Erramos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.