São Paulo, domingo, 23 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLÓVIS ROSSI

Frescura

BRUXELAS - Os últimos soldados espanhóis deixaram o Iraque na sexta-feira, rumo ao Kuait. Até amanhã, estarão todos na Espanha.
É, para os espanhóis, a grande notícia do fim de semana, certo? Absolutamente errado. A grande notícia do fim de semana, dos últimos dias e também dos próximos é o casamento do príncipe Felipe com a jornalista Letizia Ortiz.
Não se fala de outra coisa na TV espanhola, na mídia inteira, incluídos os jornais ditos sérios.
A Espanha parece ter ficado, nesses dias, em alguma outra dimensão, mais fresca, no bom e no mau sentido da palavra. A dimensão, vá lá o chavão, de conto de fadas.
Sei que muita gente que se crê "do bem" torcerá o nariz, dirá que é um desperdício de dinheiro, que isso é coisa de ricos. Talvez seja até verdade, mas será de todo modo apenas parte da verdade.
Por mais que a boda real tenha custado algo em torno de 20 milhões de euros (ou perto de R$ 80 milhões), não houve quase polêmica. Nem mesmo um velho ex-comunista como o sindicalista Cándido Mendez, das outrora combativas Comisiones Obreras, recusou-se a estar entre os cerca de 1.500 convidados que lotaram a belíssima catedral de La Almudena, bem ao lado do Palácio Real, no centro de uma Madri em que "diluviaba", como dizia a TV, em alusão à chuva que não parava de cair.
Sei que há inúmeras outras maneiras de fugir para outras dimensões que façam olvidar cotidianos eventualmente duros.
Mas a família real espanhola acaba fazendo parte do cotidiano de seus súditos. Não termina na Quarta-Feira de Cinzas, ao contrário de tantos outros contos de fadas em países que são mais vítimas que agentes da sua própria história.
PS - Como está chegando o momento de voltar ao Brasil, preciso de férias. Para voltar a encarar um país como o Brasil, necessitaria de uns 15 anos de preparação. Mas só consegui convencer a Folha a me conceder 15 dias. Azar do leitor.



Texto Anterior: Editoriais: O RISCO DE FRAUDE

Próximo Texto: Brasília - Valdo Cruz: Pouso forçado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.