São Paulo, domingo, 23 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VALDO CRUZ

Pouso forçado

BRASÍLIA - Cenário: sala de aula de uma escola situada a 50 km da capital federal, numa região carente de Goiás. Alunos na faixa dos 13 a 14 anos, todos de famílias de baixa renda, pais desempregados.
Tema em debate numa aula de abril: perseverança. A professora estimula os alunos a lutar por seus objetivos. Aponta o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um modelo a ser seguido.
"Nosso presidente disputou três eleições. Perdeu as três. Foi ganhar na quarta. Ele é um exemplo de perseverança", disse a mestra numa sala com cerca de 30 alunos.
A reação dos estudantes surpreendeu a professora. "Ele não pode ser exemplo. Tá todo mundo desempregado e ele gasta todo dinheiro comprando um avião novo", diz um aluno. "Dinheiro pra comprar avião tem, pra ajudar a gente não. Falta tudo por aqui", afirma outro.
Esse tipo de reação é o que aguarda o PT de Lula nas eleições municipais. Os adversários já captaram essa indignação em suas pesquisas e vão usá-la à exaustão nos próximos meses e na campanha municipal.
O PFL pretende usar dois terços de seus programas para atacar Lula e seu governo. A compra do novo avião presidencial será a atração principal das peças publicitárias do PFL. O terço restante fica para debater as questões municipais.
A oposição contabiliza como certa a derrota do PT nas principais capitais, como São Paulo, Recife e Porto Alegre, redutos petistas. Nas duas últimas, por sinal, o próprio PT já admite que dificilmente ganhará.
Na capital paulista, a pesquisa Datafolha de hoje aponta que a reeleição de Marta Suplicy corre riscos. Seu elevado índice de rejeição sinaliza dificuldades para reação. Já o de José Serra, bem baixo, indica que ele tem espaço para crescer.
Caso o governo saia derrotado das eleições, amigos de Lula apostam num pouso forçado para a troca de boa parte da tripulação -mas não de toda a equipe de cabine. O comandante da Fazenda fica. O da Casa Civil talvez faça uma escala na Câmara.


Texto Anterior: Bruxelas - Clóvis Rossi: Frescura
Próximo Texto: Rio de Janeiro - Claudia Antunes: Os carbonários
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.